Geral

Conheça Mother’s Choice, álbum do Buffalo lançado a 45 anos

Quarto álbum australiano heavy metal banda Buffalo, Mother’s Choice completa 45 anos. O álbum foi gravado durante 1975 e 1976 e lançado originalmente em 1976 por Vertigo Records. Após a demissão do guitarrista fundador John Baxter no final de 1974, a banda passou por uma grande mudança na formação e uma mudança para um hard rock mais comercialmente orientado em uma tentativa desesperada de alcançar maior desempenho nas rádios (o que os iludiu até agora ponto) e aceitação geral. No entanto, Mother’s Choice recebeu uma reação crítica e comercial.

Também em contraste com Volcanic Rock e Only Want You For Your Body , a obra de arte Mother’s Choice foi abertamente conservadora. Embora em parte seja resultado do esforço da banda para ter um apelo mainstream, também foi em parte em reação à gestão da Phonogram Records (empresa controladora do selo Vertigo ), que se opôs a dois títulos de trabalho para o álbum – Songs for the Frustrated Housewife e Thieves, Punks , Rip-Offs & Liars .

O álbum foi remasterizado e relançado em dezembro de 2006 pela gravadora australiana Aztec Music em CD com faixas adicionais.

A banda

Buffalo foi uma banda de rock australiana formada em agosto de 1971 pelo pilar principal Dave Tice nos vocais principais (ex-Head). Outros fundadores, também do Head, foram Paul Balbi na bateria, John Baxter na guitarra e Peter Wells no baixo; junto com Alan Milano nos vocais principais (ex-Mandala). Milano saiu após seu álbum de estreia, Dead Forever … (junho de 1972), e Balbi foi substituído na bateria por Jimmy Economou. Seus dois álbuns seguintes, Volcanic Rock (julho de 1973) e Only Want You For Your Body (junho de 1974), também foram lançados pela Vertigo Records.

Depois de 1975, as mudanças na formação resultaram em um som mais comercial e o grupo se desfez em março de 1977. Musicólogo australianoIan McFarlane observou que não havia “nada sutil sobre o som primitivo e pesado de Buffalo, mas foi entregue com uma grande dose de convicção … combinando riffs densos e ocultos … com o blues progressivo … a banda certamente capturou a disposição arrogante dos tempos de forma ousada e estrondosa”. Ao lado de Billy Thorpe & The Aztecs e Blackfeathe, Buffalo foi pioneira nos movimentos de heavy metal, pub rock e rock psicodélico da Austrália. Peter Wells morreu em 27 de março de 2006, aos 58 anos.

Separação

Buffalo se separou em março de 1977, quando Tice viajou para Londres para se juntar ao grupo de rock local, The Count Bishops, ao lado de seu ex-colega de banda, Balbi.  No final do ano anterior, Tice e os membros do Buffalo: Economou, Turner e Ross Sims no baixo, gravaram um último álbum de estúdio, Average Rock ‘n’ Roller , que apareceu em julho de 1977. McFarlane foi desapontado com “a tentativa de Buffalo de um som mais comercial, mas faltou a direção coerente de seus antecessores”.  Danno-Lorkin sentiu que era “muito auto-indulgente” e “as faixas nisto não funcionam tão bem porque instrumentalmente parecem um pouco sem direção ou propósito”.  The Barman notou que, apesar do título, ele estava “bem acima da média” e é “mais um esforço do rock do que o Mother’s Choice movido a blues / boogie “.

McFarlane observou que não havia “nada sutil sobre o som primitivo e pesado de Buffalo, mas foi entregue com uma grande dose de convicção … combinando riffs densos e ocultos … com os cortes do blues progressivo … a banda certamente capturou o arrogante disposição dos tempos de forma ousada e estrondosa”.  Buffalo foi anterior a outros hard rockers australianos: Coloured Balls (formado em março de 1972), AC / DC (final de 1973), [16] The Angels (1974, como The Keystone Angels), e Rose Tattoo (final de 1976). Como muitos atos pioneiros de heavy metal, Buffalo incorporou fortes influências de blues-rock erock psicodélico . A banda fez uma turnê pela Austrália, em locais que variam de danças escolares em pequenos salões a grandes concertos ao ar livre. O site do Heavy Planet considera Buffalo antecipando o doom metal e o stoner rock

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo