Uncategorized

Porto Alegre, a incrível capital do Rio Grande do Sul

Porto Alegre é uma cidade que atrai pessoas do mundo todo com sua cultura de churrasco e chimarrão, Destino preferido de quem quer escapar das altas temperaturas e aproveitar o frio em grande estilo, Poá, como é carinhosamente conhecida, conta com muitas opções de atração.

Porto Alegre tem pluralidade cultural e a vocação para a diversidade se refletem em uma rica gastronomia, nas diversas opções de vida noturna, atrações culturais e lazer. Este mosaico, somado aos cenários e o clima distintos das demais regiões do Brasil, faz da capital dos gaúchos – como são chamados os que nascem no Estado do Rio Grande do Sul – um destino que cativa aqueles que descobrem seus encantos.

A capital do estado do Rio Grande do Sul não só tem toda a comodidade de um centro urbano em pleno desenvolvimento, aqui você pode desfrutar de uma variedade de áreas verdes para passear ou namorar, pode mergulhar de cabeça nas relaxantes tradições do povo gaúcho, se você já decidiu que este vai ser o destino da sua próxima viagem de férias então fica de olho nessas dicas que vão tornar tudo mais fácil.

HISTÓRIA

A cidade de Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. A demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.

Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre se tornou a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo. A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhois, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas, faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem sucedida de diversidade e pluralidade.

Foi a ferro e fogo que Porto Alegre construiu a sua história. A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região de fauna e flora características formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do  Uruguai. É nessa região que nasceu o gaúcho, figura histórica, dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas de fronteiras entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI.

As revoltas se sucederam, mas foi o século XIX que marcou o seu povo, após uma longa guerra por independência contra o Império Português. A chamada Guerra dos Farrapos se iniciou com um enfrentamento ocorrido na própria capital, nas proximidades da atual ponte da Azenha, no dia 20 de setembro de 1835. Mesmo sufocado, foi este conflito que gravou na história o mito do gaúcho e é até hoje cantado em hino, comemorada em desfiles anuais e homenageada com nomes de ruas e parques.

Com o fim da Guerra dos Farrapos, a cidade retomou seu desenvolvimento e passa por uma forte reestruturação urbana nas últimas décadas do século XVIII, movida principalmente pelo rápido crescimento das atividades portuárias e dos estaleiros. O desenvolvimento foi contínuo ao longo do tempo e a cidade se manteve no centro dos acontecimentos culturais, políticos e sociais do país como terra de grandes escritores, intelectuais, artistas, políticos e acontecimentos que marcaram a história do Brasil.

 COMO CHEGAR

Porto Alegre fica um pouco longe das outras grandes cidades brasileiras já que ela está localizada no estado mais embaixo no mapa tendo apenas um estado para fazer fronteira ( Santa Catarina). Por este motivo o avião é a melhor opção para quem vai viajar de outras regiões do Brasil. O aeroporto mais próximo é o Salgado filho, um aeroporto internacional com infraestrutura moderna que oferece serviços top de linha para os passageiros, todas as melhores companhias aéreas fazem vôos para lá com origem em praticamente todas as cidades do Brasil e do mundo.

GASTRONOMIA

Em Porto Alegre a carne é consagrada, mas a cena gastronômica vai muito além das churrascarias. A culinária de Porto Alegre é múltipla, criativa e repleta de influências.

Além do churrasco, do famoso “xis salada” (a versão local do hambúrguer) e das sobremesas típicas da mesa gaúcha, como sagu e o arroz doce, o visitante encontra excelentes opções em bistrôs, cafés, cozinha vegetariana e a culinária contemporânea. Além disso, esta é considerada a capital das micro cervejarias artesanais do Brasil, com cerca de 25 estabelecimentos, o que confere mais um atrativo turístico e gastronômico à Capital.

ATRATIVOS

As atrações turísticas em Porto Alegre atendem a todos os gostos. Um dos pontos fortes da cidade é a gastronomia. O Sul do Brasil é conhecido por oferecer ótimos churrascos, chocolates, vinhos e uma das bebidas típicas da região, o chimarrão. Na cidade é possível conhecer construções antigas, monumentos históricos, visitar museus, estádios de futebol e muito mais.

Confira os melhores pontos turísticos que você não pode deixar de visitar em Porto Alegre:

Centro Histórico – Muitas das atrações de Porto Alegre se encontram no Centro Histórico. A melhor forma de conhecer o local é a pé. Não é difícil encontrar tour guiado pela região. Vá ao Museu de Artes do Rio Grande do Sul, ao Mercado Público, à Catedral Metropolitana e ao museu Santander Cultural. Na Praça da Matriz encontram-se os prédios do governo estadual.

Casa de Cultura Mario Quintana – Essa atração também fica no Centro Histórico. O prédio já funcionou como um hotel, mas hoje em dia é um grande centro cultural que reúne bibliotecas, espaços de estudo, salas de cinema e um jardim.

Orla do Guaíba – Às margens do Lago Guaíba há muito o que fazer. Um dos destaques é apreciar o pôr-do-sol, programa constante na rotina dos gaúchos. Nos finais de semana, a Praça Julio de Mesquita recebe food trucks, feirinhas e apresentações artísticas.

Parque da Redenção – No Centro da cidade encontra-se esse parque. Durante a primavera ele chama a atenção pela coloração das flores que nascem nas árvores. Um excelente passeio para curtir Porto Alegre ao ar livre.

Estádios de futebol – Porto Alegre conta com dois grandes times de futebol do Brasil, Grêmio e Internacional. Ambos têm estádios modernizados e que vale a pena fazer uma visita. A Arena do Grêmio possui tour guiado onde você conhece o Museu do Grêmio, com toda a história do time. Já o Beira-Rio, que fica às margens do Guaíba, também oferece visita pelos bastidores do estádio, museu do clube e loja própria do time.

Sítio “O Laçador” –  Representação do homem rio-grandense que, com sua pilcha (traje típico gaúcho), transparece a cultura do seu povo. Tombado como patrimônio histórico do município de Porto Alegre. É símbolo porto-alegrense e rio-grandense.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo