Turismo

Conheça as belas atrações de Sete Lagoas, em Minas Gerais

Sete Lagoas é uma cidade repleta de belezas naturais e com atividades voltadas ao ecoturismo. Sendo assim, esse local é a parada principal para quem é aventureiro e curte lagoas, grutas e serras. Lá, você irá se deparar com muito verde, paisagens perfeitas e natureza.

Para quem gosta de paisagens deslumbrantes, do alto da Serra de Santa Helena já é possível conhecer um pouco das belezas que a cidade de Sete Lagoas reserva ao seu turista. Como o próprio nome diz, existem sete lagoas no município e a principal delas fica bem ao centro, a Lagoa Paulino.

Além das lagoas que tornam a cidade um polo de atração turística, na Serra de Santa Helena, é possível conhecer a Igreja de Santa Helena, o Cruzeiro e ainda o Parque da Cascata, localizado numa área de 295 hectares de mata nativa, com reserva de fauna e flora, entremeada de trilhas e um lago cercado por uma praia artificial e por mata virgem. No interior da mata é possível chegar a uma bela cascata com mirante.

Como se não bastasse, a cidade ainda integra a Rota das Grutas de Peter Lund, com a Gruta Rei do Mato, atrativo que possui formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo e pinturas rupestres feitas há mais de 6 mil anos. Sete Lagoas é uma cidade pertinho da capital e que, por todos os seus encantos, merece receber a sua visita.

 

HISTÓRIA

Localizada no coração de Minas Gerais, a cidade fica apenas a 70 km de Belo Horizonte e a 40 km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins. Segundo dados do IBGE referentes a julho de 2015, ela possui uma população estimada de 232.107 habitantes.

Hospitaleira como uma cidade do interior e ao mesmo tempo agitada como uma metrópole, Sete Lagoas é o principal pólo econômico da região central do estado atraindo grandes indústrias e diversificando cada vez mais sua economia.

Quem vem até a cidade, não pode deixar de conhecer a Praça Tiradentes, o Museu Histórico, o Museu Ferroviário, a Serra Santa Helena, a Gruta Rei do Mato e claro, as lagoas. As lagoas que dão nome a cidade são espaços múltiplos que contemplam várias atividades como: bares, restaurantes e centros comerciais. Recebem também feiras, exposições, atividades esportivas e é ideal para quem quer fazer uma simples caminhada ou passear com a família.

Sete Lagoas possui uma infra-estrutura completa de hotéis, pousadas e restaurantes para receber aqueles que desejam visitara região.

Uma cidade que valoriza sua cultura, sua história e, principalmente, sua gente.

atrativos

Além dos passeios de ecoturismo, Sete Lagoas ainda mescla descanso, diversão e agito. A cidade possui muitos museus e locais históricos, igrejas e outros pontos turísticos. Quer conhecer esses lugares? Confira a lista que fizemos a seguir!

 

Embrapa Milho e Sorgo

A Embrapa Milho e Sorgo é uma das 47 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Unidade de pesquisa foi implantada em 14 de fevereiro de 1976. A Embrapa Milho e Sorgo ocupa uma área de mais de 1.900 hectares e, das edificações existentes, na Sede, 2.979 m2 são utilizados como escritórios, 8.853 m2 como residências e 4.826 m2 como laboratórios. Diversos galpões, num total de 8.147 m2, são utilizados como garagem, oficinas, depósitos, abrigos de bombas de irrigação e outros.

As casas de vegetação ocupam 950 m2, 472 m2 são destinados a auditório e salas de reuniões e 1.763 m2 estão cedidos em comodato (Associação dos Empregados e restaurante). Infraestrutura de irrigação, com 212,5 ha irrigados por aspersão (74 ha por pivôs e o restante em aspersão convencional) e 40 ha por inundação, na sede.

Essa infraestrutura, além de atender às necessidades da Unidade, presta serviços ao público externo, realizando serviços diversos. Possui laboratórios em diversas áreas, como: Agroquímica; Bioquímica Molecular; Biologia Molecular; Biologia Celular; Análise de Sementes; Análise Foliar; Composição Centesimal; Fertilidade; Física e Química de Solos; Fertilizantes; Microscopia Ótica e Eletrônica; Ecotoxicologia de Insetos; Manejo de Pragas; Micotoxinas; Microbiologia de Solos; Controle Biológico; Qualidade de Grãos e Forragens; Fitopatologia; Criação de Insetos (Lacri); Manejo de Plantas Daninhas e Dinâmica de Herbicidas.

 

Feira da Boa Vista

Nestes vinte anos de funcionamento a feira da boa vista em Sete Lagoas, além de concentrar a oferta de hortifrutigranjeiros de alta qualidade, transformou-se também em uma das grandes referência de lazer e cultura nas manhãs de domingo para os todos os setelagoanos e turistas. Considerando o quanto se tornou importante em relação ao sócio-econômico-cultural da feira para comunidade setelagoana, e especialmente para alguns produtores e artesãos como principal fonte de renda.

 

Catedral de Santo Antônio

A Catedral é originária de uma capela, cuja construção remonta ao século XVIII. Quando a freguesia de Sete Lagoas foi elevada a paróquia em 1841, a capela sofreu sua primeira reforma. Em 1955 a então Igreja Matriz passou a ser designada Catedral, com a criação da Diocese de Sete Lagoas, mantendo o estilo rococó da última fase do período colonial mineiro.

 

Feirinha

A Feira de Artesanato da Praça Dom Carmelo Motta, mais conhecida como “feirinha”, já se tornou uma referência de lazer e diversão para as famílias de Sete Lagoas e um ótimo ponto de encontro de amigos. Às sextas-feiras e aos sábados, diversas famílias e jovens se reúnem ali para comprar produtos de artesãos da região e, também, desfrutar o melhor da gastronomia nacional.

 

Capela de Santa Helena

Construção da capela em 1852, século XVIII. Construção simples no alto da Serra em estilo colonial português. Todos os anos, no primeiro domingo do mês de maio, é celebrada a Festa de Santa Helena e Santa Cruz, ocasião em que a cidade recebe devotos e turistas.

 

Museu do Ferroviário

Trata-se de uma antiga estação ferroviária transformada em museu, onde todo o acesso remonta a vida dos ferroviários. Durante a visitação guiada, vários casos sobre a vida da ferroviária e dos ferroviários que ali passaram são contados pelos guias. A presença de ex-ferroviários é uma constante no museu e faz parte do dia á dia de todos que trabalham no local.

 

Lagoa do Cercadinho

Lagoa urbanizada com passeio na orla e play-groud. Local utilizado para atividades físicas, como caminhada e convívio social. O nome se dá pelo fato de, em tempos passados, está localizada próxima a cercados de garimpeiros para extração de cristal.

Lagoa Boa Vista

A Lagoa da Boa Vista é um local turístico da cidade de Sete Lagoas, com opções de barzinhos e restaurantes pela orla, além de um conglomerado esportivo. Sempre com muitas pessoas circulando pela orla, fazendo caminhada/corrida ou degustando um bom aperitivo nos bares. Há ainda a realização da Feira da Boa Vista aos domingos, entre 6h e 14h. Feira tradicional há mais de três décadas, realizada no Bairro Boa Vista e transferida para o local desde o ano 2012. Há ainda área aberta para realização de eventos diversos, com estrutura de palco simples, em concreto. No local são realizados eventos esportivos, culturais e gastronômicos (cerveja artesanal dentre outros).

 

Lagoa Paulino

Lagoa Paulino, região central da cidade de Sete Lagoas com diversos bares e restaurantes em sua orla, inclusive também na ilha da lagoa. Ótima opção para caminhada e um bom bate papo com amigos. É a lagoa referência, pela localização central e possibilidade de vista panorâmica da lagoa e Serra de Santa Helena, bem como pelo fácil acesso na área central.

 

Lagoa da Catarina

Uma das sete lagoas que fazem parte do patrimônio da Cidade de Sete Lagoas é utilizada para caminhadas e práticas de exercícios físicos e é uma área de lazer para estar com amigos e família. A Lagoa da Catarina tem um Espelho d’água: 13.200 m² e uma Orla: 560 m. Profundidade máxima: 2,50 m, A Origem do nome da Lagoa: Por situar-se em terreno pertencente à Dona Catarina Cassímiro, líder e benfeitora daquela comunidade.

 

Lagoa do Náutico

A Lagoa José Félix está no início da Região Leste, onde se estendem os bairros mais recentes, mas é integrante da ocupação mais antiga e é a maior lagoa das que estão na área urbana. Acesso restrito, possibilitado a particulares, associados ao Clube Náutico ou a espaços de eventos na orla da Lagoa. Possível de avistar por pontos diversos dos bairros limítrofes ou da Serra de Santa Helena. Do centro da Cidade, referência Lagoa Paulino são 3 km até seu entorno. Acesso disponível com autorização de particulares.

 

Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é uma unidade de conservação de proteção integral que tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares e/ou de grande beleza cênica. A Gruta Rei do Mato é, indubitavelmente, uma cavidade natural subterrânea de grau de relevância máxima, por possuir espeleotemas raros e por abrigar relevantes vestígios arqueológicos e paleontológicos. A gruta Rei do Mato conta com 4 salões abertos à visitação. Imponente e grandioso, 0 4º salão tem 100 metros onde se destacam duas colunas paralelas, raras, perfeitamente cilíndricas e harmônicas. Diversas pinturas rupestres podem ser vistas na chamada “Grutinha”, ao lado da entrada da gruta. O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é um dos atrativos principais do Circuito Turístico das Grutas e faz parte da Rota das Grutas de Peter Lund.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo