Turismo

Conheça a impressionante Ilha do Sal, no Cabo Verde

O Cabo Verde é um conjunto de 10 ilhas no Oceano Atlântico, pertencente à África. O arquipélago fica a 450 quilômetros do continente e tem como idioma local o português, com dialeto crioulo. Com praias belíssimas de água azul turquesa e areia branca, o destino faz sucesso entre os turistas que buscam sossego, natureza e aventura.

Já Ilha do Sal é o destino para quem ama praias paradisíacas, mergulhos e paisagens impressionantes. Conhecida por suas salinas, a ilha é um dos pontos mais visitados do arquipélago de Cabo Verde, e não é por menos. Se procura sossego, a Ilha do Sal é seu lugar – seja para curtir uma praia, os restaurantes ou os cafés espalhados pela cidade.

 HISTÓRIA

Por não possuir água potável a ilha conheceu o abandono até ao século XIX quando, a partir de 1833 se iniciou a exploração de sal na localidade de Pedra de Lume. Essa atividade deu início ao povoamento.

Administrativamente, a ilha pertenceu ao concelho da Boa Vista até 1935.

A exploração das salinas dinamizou a economia da ilha até meados da década de 1980.

Com o objetivo de constituir um ponto de escala para os voos com destino à América do Sul, em 1939 foi construído, por iniciativa italiana, o “Aeroporto Internacional da Ilha do Sal”, com projeto do Engenheiro Raul Pires Ferreira Chaves.

A este mesmo profissional, à época, deve-se a implantação de sistemas de captação de água pluvial, possibilitando o incremento do povoamento, sobretudo através da migração interna no arquipélago, nomeadamente a partir da ilha de São Nicolau. Desse modo, em curto espaço de tempo, a população teve um incremento de cinco vezes.

O aeroporto, renomeado após a independência como Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, constitui hoje o principal ponto de entrada no país e possibilita a exploração de modernos complexos turísticos, que nas últimas duas décadas se vêm instalando principalmente na cidade de Santa Maria, a maior da ilha.

 COMO CHEGAR

Com um mapa em mão, fica mais fácil entender como chegar à Ilha do Sal. Normalmente, o trajeto mais fácil é de avião, onde os percursos são operados pela TACV, que é a principal companhia aérea do país.

Inclusive, a empresa opera voos diretos Brasil e também de cidades da Europa, como Paris, Lisboa e Amsterdã.

Você irá desembarcar no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, em Espargos, próximo ao balneário turístico de Santa Maria. Depois disso, é possível fazer o trajeto até o seu hotel de táxi ou ônibus.

 QUANDO IR?

Além de ser uma das ilhas mais bonitas da África, o clima por lá também contribui para o turismo. A vantagem é que chove bem pouco no arquipélago, sendo que a maior concentração de chuva acontece entre os meses de agosto e outubro, ou seja, dá praia quase que os 12 meses do ano.

Se, além de curtir as praias, você também quiser praticar esportes, como kitesurf e windsurfe, os meses entre novembro e março são as melhores opções, pois, nesse período, venta muito na Ilha do Sal, Cabo Verde, favorecendo a formação de grandes ondas.

Para os turistas que gostam de badalação, a alta temporada ocorre entre julho e setembro e você pode se divertir nas praias que ficam lotadas e curtir e muito a noite no arquipélago.

ATRATIVOS

Com apenas 30Km de comprimento e 12km de largura, a ilha do Sal possui praias de areia branca, mar de água azul turquesa e paisagem árida.

Apesar de pequena, a ilha tem atraído muitos visitantes, desde os praticantes de mergulho e kitesurte – à procura de diversão e adrenalina – até os mais tradicionais, em busca de dias de tranquilidade e descanso à beira-mar.

 Praias de Santa Maria e Ponta Preta – Na hora de escolher o que fazer em Cabo Verde, Ilha do Sal, comece o seu roteiro pela Praia de Santa Maria, um dos lugares mais bonitos do arquipélago.

Dona de um mar cristalino e areias cintilantes, esse local é perfeito para quem quer descansar em águas calmas e curtir dias de paz e tranquilidade.

Além de tomar um delicioso banho de mar e curtir o cenário paradisíaco, a Praia de Santa Maria é muito procurada para a prática de mergulho com snorkel em razão da boa visibilidade embaixo da água.

Visite também a Praia Ponta Preta, que está localizada na parte sul da ilha, em uma região mais afastada. O local tem uma extensa faixa de areia branca, dunas e um mar calmo. Vale a pena conhecê-la!

Salina da Pedra do Lume – No seu mapa da Ilha do Sal, Cabo Verde, visite também a Salina da Pedra do Lume, onde os visitantes podem nadar numa piscina com concentração de sal 28 vezes maior do que as águas do mar, o que não permite que os banhistas afundem.

Se possível, não deixe de passar o dia no spa para tomar um banho de lama ou fazer uma massagem relaxante. Você vai adorar o local!

Buracona – A Buracona é formada por pedras vulcânicas que, ao longo dos anos, sofreram erosão natural à medida que as ondas do mar batiam na lava endurecida.

Com isso, formaram-se piscinas naturais e grutas que ficam inundadas com as águas salgadas do Atlântico, tornando-se verdadeiras atrações turísticas na ilha do Sal em Cabo Verde.

Se possível, visite o local no período da manhã, que é quando os raios solares batem nas piscinas, deixando as cores ainda mais vibrantes.

Esportes aquáticos

Além de curtir as praias e as piscinas naturais do arquipélago, que tal se aventurar em esportes aquáticos radicais?  A ilha é famosa por oferecer condições favoráveis para atividades como surf, ou kitesurf e windsurf.

Inclusive, o arquipélago integra a primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe, que acontece sempre no início do ano.

Se você quer pegar uma onda, mergulhar ou fazer outras atividades aquáticas, vá até as praias Monte Leão, Ponta Negra e Alibabá, que são favoráveis para a prática dos esportes.

Na sua viagem a Cabo Verde, Ilha do Sal, é possível ainda andar de catamarã, acompanhar a desova das tartarugas e muito mais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo