Turismo

Conheça a Califórnia brasileira, no Paraná

Califórnia está no Norte do Paraná, a 348 quilômetros de Curitiba. A fundação da cidade deve-se ao engenheiro francês Alberto Le Veillie Du Plessis, que deu o nome ao município devido à semelhança do clima e vegetação da Califórnia dos Estados Unidos.

O povoado começou em 1942, com migrantes vindos de Minas Gerais. As primeiras casas foram construídas onde atualmente passa a BR-376. Com população estimada em 8.533 habitantes, a cidade é vizinha de Apucarana, Marilândia do Sul e Londrina.

Agraciada pela natureza, os principais acidentes geográficos da cidade são os rios Taquara e Jacucaca. Entretanto, é do afluente menor, o córrego do Atum, que vem o maior atrativo natural local, a Cachu Portelinha.

HISTÓRIA

A fundação de Califórnia deve-se ao engenheiro civil Alberto Le Veillie Du Plessis, cidadão francês, que auxiliado pelo topógrafo Menotti Bolinelli, fizeram a medição da terra.

O começo do povoado se deu em 1942, com pessoas vindas de Minas Gerais, sendo que as primeiras casas foram construídas onde hoje passa a BR-376, no trecho denominado avenida Ponta Grossa. Em 1949 o povoado foi elevado a categoria de distrito de Araruva (atual Marilândia do Sul).

Pela lei nº 253 de 26 de novembro de 1954, foi elevado a categoria de município, sendo instalado oficialmente em 17 de dezembro de 1955.

Seu fundador Alberto Le Veillie Du Plessis, que deu a denominação de Califórnia a este município, por achar seu clima e aspectos naturais semelhante ao estado norte-americano de mesmo nome.

O QUE FAZER

IGREJA MATRIZ SÃO FRANCISCO DE ASSIS – A Paróquia São Francisco de Assis começou ser construída em 1957 pelo Padre Agostinho Cola logo quando a cidade passou a ser munícipio, onde foi terminada a construção pelo Pe. Lourenzo aos longos destes anos sendo construída com a ajuda da comunidade em geral.

De arquitetura no estilo gótico, a Igreja Matriz de São Francisco de Assis tem duas torres frontais e cúpulas arredondadas. É conhecida por ter uma das maiores torres do Paraná.

PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – Local onde está a Igreja Matriz de São Francisco de Assis.

CACHOEIRAS – As cachoeiras são várias, porém, as mais visitadas são do Sítio Barra Nova, Água Sete e Cachu do Córrego Atum, atrativo natural onde as famílias se reúnem.

AVENTURA – A Copa Paraná de Motos reúne várias etapas de MotoCross na cidade, atraindo pessoas de diversas regiões.

RODEIO – Os rodeios deixaram de ser apenas uma prática competitiva muito comum em regiões rurais e cidades do interior, para se tornarem megaeventos de entretenimento, repletos de atrações musicais e gastronomia variada. São várias modalidades de competição e o peão recebe desafio para testar as habilidades e coragem.

FESTAS – A cidade tem festas que atraem turistas da região do Norte do Paraná. Em junho, ocorre a tradicional festa junina. A mais atrativa é a Festa do Padroeiro São Francisco de Assis, comemorado em 4 de outubro. Já em novembro, o aniversário de fundação de Califórnia é marcado por uma série de atrações convidativas.

 COMO CHEGAR

O acesso à Califórnia é pela BR-376 – Rodovia do Café Governador Ney Braga.

ONDE FICAR

Califórnia possui hotel e pousadas confortáveis para uma boa noite de descanso.

 GASTRONOMIA

Califórnia não possui um prato típico específico, porém, oferece diversos alimentos com toque mineiro, como o queijo, feijoada, feijão tropeiro, torresmo, leitão a pururuca e bolo de milho. Os doces caseiros da cidade, preparados no fogão à lenha, são os mais famosos do Paraná.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo