Turismo

Conheça a Praia de Dona Ana, uma das mais bonitas de Portugal

Abrigado entre falésias, o areal da Praia de Dona Ana banhado por um mar de águas límpidas e tranquilas é uma das imagens mais divulgadas das praias do Algarve, em Portugal. A Praia é muitas vezes citada como a melhor praia do Algarve, aliás até foi descrita como a ‘melhor praia do Mundo’ pela revista Condé Nast Traveller. As rochas muito recortadas que emergem do mar ou que se espalham pelo areal proporcionam algumas sombras aos veraneantes e dão um toque pitoresco à paisagem.

Além de ótimas infraestruturas de apoio, a Praia de Dona Ana beneficia da proximidade de Lagos, uma das mais importantes cidades do Algarve que se pode atingir num passeio de cerca de 25 minutos a pé.

A costa em torno da Praia da Dona Ana está repleta de pilhas e grutas marinhas, todos implorando para serem explorados. Ser uma praia com bandeira azul significa todas as facilidades que você esperaria, incluindo um bom restaurante/café construído na falésia.

 

ORIGEM

O nome da praia foi dado em homenagem à freira Ana, que vivia no convento das freiras de Lagos. Durante a 1ª Guerra Mundial, os soldados invadiram o convento e assassinaram todas as freiras, à exceção de D. Ana, que tinha acesso a um túnel entre o convento e a praia. D.Ana fugiu pelo túnel e foi a única que sobreviveu.

 

COMO CHEGAR

A Praia da Dona Ana beneficia da sua proximidade a Lagos, podendo ser alcançada numa caminhada de cerca de 25 minutos. Outra opção sugerida é fazer um passeio guiado de 3 horas pelo Caminho de Dona Ana, que começa em Lagos, passa pela praia de Dona Ana, pela Ponta da Piedade e termina em Praia de Porto Mós.

O acesso à praia é feito por um longo conjunto de degraus de madeira e, embora seja perfeitamente seguro, pode não ser adequado para todos. A alternativa é fazer um dos muitos passeios de barco de Lagos, que também lhe dará a oportunidade de ver de perto as muitas formações rochosas e grutas estranhas e maravilhosas ao redor de Dona Ana.

 

QUANDO IR

A melhor época para curtir as praias de Portugal vai de Maio a Setembro, durante o verão europeu. Nestes meses quase não chove e as temperaturas são mais altas.

De junho a agosto é alta temporada, quando as hospedagens ficam mais caras e as praias mais lotadas. Do início de maio e o começo de junho, assim como o mês de setembro, são meses com melhor custo benefício.

Já para os surfistas ou quem quer ver as ondas gigantes de Nazaré, a melhor época é no inverno, entre outubro e fevereiro. A Praia de Peniche também é faz parte do circuito mundial de surf com seus Supertubos.

 

ATRATIVOS

Antes de iniciar a descida para a praia vale a pena alongar o olhar no pequeno miradouro e contemplar a linha de costa e as curiosas formações rochosas esculpidas pelas águas doces e salgadas: leixões, algares e grutas.

Nos leixões dispersos pelo horizonte brilham inúmeros pontos brancos: gaivotas, garças ou guinchos repousam nestas plataformas sobranceiras ao mar. Plantas com adaptações especiais à salsugem, como a barrilha ou a salgadeira, revestem as paredes rochosas.

O areal da praia D. Ana desdobra-se em reentrâncias geradas pelo recorte da arriba, proporcionando recantos resguardados aos banhistas.

Já dentro de água, um passeio de máscara e barbatanas revela um colorido diferente: algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes de pequenos peixes, povoam os blocos rochosas imersos. Dona Ana é uma praia afamada e muito frequentada, tendo já sido considerada uma das melhores praias do mundo por publicações da especialidade.

 

OUTRAS PRAIAS

Provavelmente, se você estiver visitando Lagos, estará ansioso para passar bastante tempo na praia – nesse caso, você não ficará desapontado. Lagos é de facto o lar de algumas das melhores praias que o Algarve tem para oferecer. Não só existem excelentes praias mesmo à porta da cidade, como também existem várias praias para escolher, todas oferecendo algo diferente. Das acolhedoras e intimistas enseadas da Praia de Dona Ana e Camilo com as suas espetaculares formações rochosas à extensão aparentemente interminável de areia fina da Meia Praia.

Muitos visitantes de Lagos não sentem a necessidade de explorar mais do que a praia da cidade de Praia da Batata – que fica a uma curta distância de Lagos. No entanto, quem o fizer será recompensado com algumas das praias mais imaculadas e sedutoras do Algarve, como o extenso areal Porto do Mós. Esta é uma ótima opção durante os meses de pico do verão, quando as praias mais próximas de Lagos podem ficar bastante movimentadas.

Onde quer que você vá, certifique-se de levar seu protetor solar e uma palavra de advertência; a temperatura do mar neste extremo do Algarve tende a ser surpreendentemente fria durante todo o ano devido à proximidade do Oceano Atlântico.

 

Meia Praia – Traduzindo literalmente para ‘meia praia’, esta vasta extensão de areia perto da interessante cidade velha de Lagos envolve uma das maiores baías da Europa. A ampla baía oferece proteção contra o mar agitado, o que torna esta longa praia de areia branca e macia particularmente popular entre as famílias.

A Meia Praia está repleta de snack-bares e restaurantes, tornando-se a escolha ideal para quem gosta de longas caminhadas na areia, enquanto a ausência de rochas debaixo de água a torna um destino popular para praticantes de kitesurf e windsurf. Mas não se preocupe; quando o vento é forte existem inúmeras enseadas arenosas abrigadas aninhadas entre as falésias para se abrigar.

Outros desportos em oferta incluem parapente, vela, voleibol e ténis, talvez por isso a praia pareça atrair mochileiros, que caminham desde Lagos pela marina (cerca de vinte minutos) para se reunirem num dos muitos bares de praia.

 

Praia do Camilo – Juntamente com a vizinha Praia Dona Ana, a praia do Camilo é a praia icónica de Lagos (se não uma das do Algarve). Enquanto Dona Ana pode ter uma ligeira vantagem quando se trata de formações rochosas e grutas estranhas, a Praia do Camilo compartilha a mesma areia dourada e águas cristalinas e azuis.

Para chegar à praia é preciso descer os 200 degraus de madeira que descem pelas falésias alaranjadas. Estas mesmas falésias oferecem abrigo aos ventos oceânicos tornando a Praia do Camilo uma verdadeira armadilha para o sol e segura para banho. A uma curta caminhada a sul de Camilo encontra-se a deslumbrante Ponta da Piedade , uma série de arcos rochosos de arenito e pilhas de mar ao largo do promontório mais a sul de Lagos.

 

Praia de São Roque – Tecnicamente falando, a Praia de São Roque não existe como praia por si só e é geralmente considerada parte do vasto crescente de areia que é a Meia Praia . A praia ainda é conhecida por seu nome antigo por alguns moradores locais.

Historicamente, a Praia de São Roque e a Meia Praia eram duas praias separadas divididas por um riacho. No entanto, ao longo dos anos, o curso do fluxo mudou e não existe mais. O próprio nome vem de uma capela que existia nas proximidades – a Ermita de São Roque. Mas, novamente, isso não existe mais, pois foi destruído no grande terremoto de 1755.

Assim, embora a Praia de São Roque possa ser um anacronismo, ainda é uma das praias mais próximas do centro da cidade de Lagos. Localizado logo após o porto, pode ser alcançado atravessando a ponte ao longo da margem do rio.

 

Praia do Porto de Mós – A Praia de Porto de Mós é uma das praias mais extensas da zona de Lagos, estendendo-se por mais de um quilómetro; apenas a Meia Praia do outro lado da cidade é maior. Esta é mais uma bela praia algarvia e oferece uma alternativa mais tranquila às praias muitas vezes movimentadas de Lagos. Aqui você encontrará as mesmas falésias de arenito dourado, areia fina e mar azul claro. Há ainda uma escolha de cafés e restaurantes à beira-mar, juntamente com todas as facilidades que se espera de uma praia com Bandeira Azul. No entanto, na Praia de Porto de Mós também encontrará bastante espaço.

A praia da Praia de Porto de Mós fica um pouco longe do centro da cidade de Lagos (cerca de 4 km), mas existem autocarros regulares a partir da cidade e os táxis são bastante baratos.

 

Praia da Batata – Juntamente com a vizinha Praia do Cais da Solária, a Praia da Batata é a praia mais próxima do centro da cidade de Lagos. A poucos minutos a pé de todas as comodidades da cidade, esta é a opção mais fácil. Por outro lado, isso significa que ele tende a ficar ocupado rapidamente durante os meses de verão.

A praia fica do outro lado da principal Avenida dos Descobrimentos da cidade e pode ser facilmente avistada pela grande praça com uma estátua de São Gonçalo de Lagos que fica com vista para a Praia da Batata.

No extremo sul da praia encontram-se as conhecidas falésias de cor ocre que se encontram neste troço do Algarve. Na outra extremidade encontra-se o Cais da Solária, um quebra-mar que protege a foz do Rio Bensafrim e a marina de Lagos e o porto mais além. Logo além fica a histórica fortaleza à beira-mar da Ponta da Bandeira.

A face leste da praia torna-a protegida tanto dos ventos dominantes como das ondulações do Atlântico. O mar calmo e o serviço sazonal de salva-vidas tornam este local particularmente seguro para dar um mergulho. É também uma espécie de suntrap, pegando todos os raios da manhã.

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo