Polícia

Búzios: Patrulha Maria da Pena atende mulheres vítimas de estupro e violência

A pandemia do Covid-19 deixou as mulheres vítimas de violência mais expostas a esse tipo de crime. Com isso, a Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, apostou em medidas para combater esse tipo de crime. Inaugurada no último dia 10 de março, a Patrulha Maria da Penha já registra várias ocorrências diárias de violência contra a mulher no município. De acordo com a Guarda Municipal, somente na quarta-feira (17) foram três chamados atendidos pelo programa.

O grupamento da Patrulha Maria da Penha, que conta com 13 Guardas, sendo nove mulheres e quatro homens, realizou o primeiro atendimento. Segundo informações do jornal O Dia, as agentes acompanharam uma vítima de lesão corporal até o Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito. O registro na delegacia havia sido feito no dia anterior. Após o exame, a vítima voltou a casa do agressor, recolheu seus pertences e foi levada até o abrigo cedido pela Secretaria da Mulher de Búzios, também recém inaugurada.

Acionada pela Secretaria da Mulher, a Patrulha atendeu a segunda ocorrência. Uma mulher vítima de estupro já estava na delegacia e atendida pela Polícia Militar. Após o registro do crime, os agentes procederam mais uma vez até o IML para atender a vítima.

O terceiro caso também houve registro de violência física. Após atendimento, a mulher foi encaminhada ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) para o devido acompanhamento.

O Programa

O programa Patrulha Maria da Penha foi criado para enfrentar um dos problemas de segurança pública que geram mais demandas para a Polícia Militar. Os casos de violência doméstica, especialmente contra mulher, representam, em média, 30% das chamadas de emergência que geram acionamento de veículos policiais.

Em Búzios, o programa conta com uma viatura caracterizada com três agentes divididos em plantões empenhados em oferecer toda segurança às vítimas. Desse efetivo na viatura, duas são mulheres. A Secretaria funciona em Manguinhos, na rua atrás da Câmara Municipal, no antigo CCAA.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo