CidadesDestaque

Búzios: 100 dias de mudanças

Alexandre Martins completa 100 dias de governo com trabalho focado no combate à Covid-19

Eleito com 9.451 votos, o prefeito de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, Alexandre Martins completou nesta semana 100 dias de governo, com série de ações voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.  Com foco na valorização da vida, desde janeiro deste ano foram realizados importantes investimentos na ampliação de leitos, nas estratégias de vacinação da população e em ações de incentivo ao isolamento social.

Além disso, Alexandre Martins tem exercido um governo participativo sempre priorizando o diálogo com a população. “A melhor forma de governar é feita desse jeito, em um diálogo franco com a população para ouvir as carências dos bairros. Por isso, estou atendendo no gabinete da subprefeitura, no bairro da Rasa. Esse retorno é muito importante para alinharmos as demandas. Agradeço aos que vieram ao meu encontro. Estou à disposição para receber todos”, afirmou o prefeito.

 

Saúde em meio à pandemia

O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Amaral, reforçou a atuação diária para evitar a evolução do vírus na península e afirmou que todas as medidas de enfrentamento estão sendo tomadas desde o início do atual Governo. “As ações para prevenir qualquer aumento do quantitativo de pacientes infectados pelo coronavírus estão sendo tomadas desde o início do atual Governo, do Prefeito Alexandre Martins”, ressaltou o secretário

Uma das primeiras ações da atual gestão foi instalar um Novo Centro de Atendimento a Covid-19 no município. Segundo a Prefeitura, a antiga tenda de triagem, alugada pela gestão anterior, custou o valor de R$278.700,00 duzentos e setenta e oito mil e setecentos), mas não possuía leitos, ar condicionado e gerador, servindo, apenas, como um centro de triagem.

A nova estrutura temporária, com capacidade de Hospital de Campanha, possui 19 leitos, recepção, dois consultórios médicos, um consultório de enfermagem, uma sala de exames, ar condicionado e gerador, e custou o valor de R$263.414,40 (duzentos e sessenta e três mil, quatrocentos e quatorze reais e quarenta centavos).

Essa nova tenda implantada pelo atual governo, que está operando como retaguarda ao Hospital Rodolpho Perissé, além de gerar mais economia aos cofres públicos, atende a população com indícios gripais, separando, assim, os pacientes com sintomas específicos do coronavírus dos que precisam de atendimento da unidade hospitalar, a fim de controlar o fluxo e evitar a contaminação cruzada.

“Iniciamos as atividades do novo Centro de Atendimento a Covid-19 no dia 25 de fevereiro de 2021, funcionando 24h, diariamente, para prestar um atendimento mais completo, em casos de baixa, média e alta complexidade. Hoje, os números estão controlados, mas a cidade precisa estar pronta caso a população necessite de leitos”, diz nota da prefeitura.

Outra medida fundamental para conter o avanço da pandemia é vacinar a população. Até o início de abril, mais de 5 mil pessoas foram imunizadas na cidade, sendo 939 profissionais de Saúde, 496 quilombolas e 3.652 idosos.

A Secretaria de Saúde de Búzios, através da Vigilância Epidemiológica, continua fazendo testagem rápida nos Centros de Triagens da Ferradura (Tenda do Covid) e no bairro Rasa (Escola Maria Rita). A testagem em massa é direcionada à todas as pessoas, independente, de estar sentindo qualquer sintoma relacionado ao Covid-19.

Na semana passada, a Prefeitura anunciou que já está na segunda fase de compra de 80 mil doses das vacinas contra Covid-19. “Aguardamos ansiosamente as propostas comerciais para que nossa população seja imunizada”.

 

Educação: o desafio da volta às aulas

Com o país imerso na segunda onda da crise sanitária, a Prefeitura de Búzios decidiu retomar na última segunda-feira (12) as aulas na rede municipal de ensino, mas de forma virtual. Na segunda, a secretária de Educação, Carla Natália Gomes Marinho participou de uma live para dar as boas vindas aos alunos, familiares e apresentar o cronograma para o ano letivo de 2021.

Serão utilizados, além do site da Prefeitura, as redes sociais da Secretaria de Educação, como Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp. Serão disponibilizados videoaulas, apostilas e diversas outras atividades, tornando o conteúdo mais interessante para os alunos e profissionais da educação.

Até a sexta-feira (16), serão realizadas as matrículas por agendamento por telefone. Já na quarta-feira (14) e quinta-feira (15) as escolas abrirão para atendimento ao público em geral, respeitando todos os protocolos sanitários.

Para amenizar o impacto da pandemia do novo coronavírus nas famílias do balneário, a Prefeitura deu continuidade ao Auxílio Alimentação (Vale Card). Cientes de que muitos alunos têm a merenda escolar como a principal refeição do dia, a administração municipal foi favorável à distribuição do auxílio.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia também retomou a Ajuda de Custo aos Universitários que contempla aproximadamente 650 estudantes. Disponibilizado o valor de 900 reais por aluno e cerca de 600 mil reais para esse pagamento. A data para pagamento é fixada para todo dia 20 de cada mês.

“Tivemos um prazo de processamento maior devido ao novo processo de cadastro que foi mais detalhado e minucioso. Encontramos um cenário de muitos problemas internos, com falta de documentos e foi realizado um trabalho mais preciso de acordo com regras do direito público”, disse.

 

Combate ao novo coroanvírus

Além disso, do foco no tratamento e prevenção, a Prefeitura tem atuado para garantir o cumprimento das medidas de combate ao Covid-19. O governo municipal de Búzios, faz, quase diariamente, ações para conscientização e prevenção ao avanço do coronavírus.

Agentes percorreram várias ruas do bairro, conversando com os comerciantes e moradores, sobre a importância de se manter o distanciamento, uso de máscara em todos os funcionários e nos clientes, álcool em gel, além da lotação máximo permitida pelo decreto municipal.

Barreiras – Em março, as barreiras sanitárias completaram um ano de implantação em Armação dos Búzios como parte do enfrentamento à pandemia. Na atual gestão, a Guarda Municipal e agentes de saúde realizam diariamente diversas ações de fiscalização para fazer cumprir os decretos municipais e evitar a disseminação da Covid-19 no município.

O governo municipal, atua com rigor nas barreiras sanitárias em Búzios, exigindo comprovante de residência, checando documentação e QRcode além de fazer fiscalização no comércio em geral. Todos os esforços estão concentrados para que sejam respeitados os decretos municipal e estadual no combate a Pandemia. Sendo fundamental a empatia e participação de toda a população neste momento.

São pouco mais de 200 guardas trabalhando em revezamento, 24h por dia, conscientizando e orientando a população para que a curva seja controlada na cidade.

‘Superferiado’ – Após a divulgação do feriadão de dez dias, decretado pelo Estado, através da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, intensificou a fiscalização nas barreiras sanitárias, bares, restaurantes, pousadas e hotéis da cidade.  A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, integrada com a Guarda Municipal, além de aumentar o efetivo das barreiras, posicionou a barreira da Rasa no Trevo de Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

Com essas ações, desde sexta-feira (26), até este Domingo de Páscoa, foram impedidos de entrar no município mais de mil veículos particulares, 150 carros de aplicativos, 29 ônibus de turismo e 201 passageiros de transporte coletivo.

Pelas ruas da cidade, foram dez operações do Grupo Integrado de Fiscalização (GIF); a ROMU, encerrou 23 festas clandestinas. A Patrulha Maria da Penha, atendeu sete ocorrências de violência contra a mulher, das quais três, viraram medidas protetivas.

Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Sergio Ferreira, “as ações foram positivas, coibimos muitas festas, aglomerações e entradas irregulares na cidade. Nossas equipes, continuam nas ruas, trabalhando em prol de todos.”

 

Segurança

O Prefeito Alexandre Martins, em companhia do vice Miguel Pereira, esteve na sede da Secretaria de Segurança Pública de Búzios, para entregar duas viaturas novas para a Guarda Municipal, destinadas na formação da primeira Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU), de Búzios.

A ROMU é um grupamento especial da Guarda Municipal que tem como finalidade apoiar os outros guardas de serviço em ocorrências mais volumosas, que necessitem do emprego de equipamento de controle de distúrbio civil e armamento não letal. Além disso demandas específicas como operações, fiscalizações envolvendo outros órgãos e até mesmo eventos de grande porte têm a operacionalidade da ROMU empregada.

Segundo o prefeito Alexandre Martins, a cidade não tinha ROMU, apenas equipes de Pronta Resposta da Guarda.

“Búzios não tinha ROMU, tivemos que nos adequar, pois a padronização é de nível Nacional. Nossa Guarda Municipal trabalha incansavelmente na segurança de nossa cidade. Ela é atuante, guerreira, merece todo nosso respeito”, disse Alexandre.

Os integrantes da ROMU devem ter, além de um treinamento técnico operacional(PF) adequado às funções (curso operacional), e também não podem ter nenhum processo disciplinar.

 

Retomada do Desenvolvimento Econômico

Visando a retomada do desenvolvimento econômico e a geração de empregos no município, o coordenador Henrique Freitas, da Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, se reuniu com a coordenadora Regional do Sebrae Ana Cláudia Melo e Karina Monteiro de barros, responsável pela unidade de Cabo Frio. O encontro teve como pauta o apoio do Sebrae ao empreendedorismo e a reabertura da Sala do Empreendedor para os buzianos.

“A inovação é essencial para qualquer empresa competir com o mercado, pois ela garante a competividade de ambas as partes. O Sebrae tem como objetivo a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo nas cidades. Neste momento de crise, causado pela pandemia da Covid 19, ter apoio do Sebrae para nosso empreendedor, é fundamental”, Disse Henrique Freitas.

 

Inventário do turismo

Visando melhorar a qualidade do turismo, a Secretaria de Turismo de Búzios convocou os empresários e comerciantes da cidade para enviarem um formulário com informações de seus negócios, com o intuito de fazer um catálogo das atividades do setor para a realização do Inventário Turístico de Armação dos Búzios 2021.

O projeto consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos na cidade, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao setor, como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

 

Trabalho contínuo

Uma das principais marcas da atual gestão, a entrega de obras também marcou os 100 primeiros dias de governo. Afinal, de janeiro para cá, foram entregues importantes projetos como a nova Unidade Básica de Saúde Deodorina Leite de Azevedo, localizada no bairro de Geribá.

No local serão ofertados serviços de acolhimento, cadastro e visitas domiciliares, vacinação, procedimentos de enfermagem, consultas médicas e odontológicas, testes para doenças como HIV e hepatites virais, administração de medicamentos, além da promoção de ações educativas para mulheres, crianças e adolescentes, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A entrega deste novo equipamento de saúde visa garantir a atenção primária no atendimento à população, na finalidade de resolver a maior parte das demandas de consultas ou encaminhamentos a médicos especialistas.

A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem, também está pavimentando mais de 15 ruas no bairro José Gonçalves. As obras estão em ritmo acelerado, ruas Ipê Roxo, São Lázaro e São Paulo, já estão finalizadas.

Na rua Imaculada Conceição, que sofria constantes alagamentos a mais de seis anos, antes de começar a pavimentação, foi feito drenagem e manilhamento para solucionar o problema.

As ruas Dionísio, João Batista, Dom Zico, Acerolas, do Limoeiros, Travessa dos Limoeiros, Zé Cabral, Trindade, Lopes, Perciliano e antiga Travessa dos Macedos, estão em andamento.

Segundo o Secretário de Obras, Saneamento e Drenagem e vice-prefeito Miguel Pereira, “As obras estão em ritmo acelerado, a previsão é de estar tudo pavimentado dentro de três meses. O governo trabalha para oferecer melhor qualidade de vida para todos os moradores do município”, enfatizou Miguel.

Várias ruas do bairro Rasa também estão sendo preparadas para receberem pavimentações. O prefeito de Búzios, em sua visita, comentou o andamento das obras e falou da importância dessa pavimentação para os moradores.

“Temos que ter um olhar diferenciado para esses moradores, que ainda hoje, necessitam enfrentar lama e poeira no dia-a-dia. Estamos fazendo obras de pavimentação em vários bairros da cidade. Precisamos oferecer dignidade para nossa população, saneamento básico também é saúde”, disse Alexandre.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, diariamente percorre os bairros da cidade, para manter tudo limpo e organizado. A limpeza das margens nas lagoas, os entulhos jogados em terrenos baldios, a poda de árvores e corte dos gramados, além de serem serviços essenciais numa cidade, contribui para melhor qualidade de vida dos munícipes.

“Estamos diariamente nas ruas, atendendo denúncias de entulho e lixos, jogado nas calçadas e em terrenos baldios. É importante ressaltar, que os entulhos e lixos jogados em locais impróprios, estão sujeitos a multas e sanções, além de contribuir para má qualidade de vida e consequentemente, algumas doenças”, explica o secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius.

 

Atendimento a mulher e ao idoso

Armação dos Búzios dá um passo importante no que diz respeito à garantia dos direitos das mulheres e dos idosos, com a inauguração da nova Secretaria. A Secretaria da Mulher e do Idoso, localizada na Rua Camila n° 04, Quadra D – Porto Belo (antigo CCAA), é um ambiente pioneiro pensado para garantir o acesso a diversos serviços, informar, acolher, encaminhar e acompanhar as demandas dos referidos grupos, além de promover o exercício pleno de seus direitos.

“É uma realização muito importante para o nosso município ter um espaço dedicado integralmente para as mulheres e idosos, porque faltava essa assistência em Búzios. Recebemos muitas demandas, antes mesmo da inauguração, então, entregar esse ambiente e mostrar a esses grupos que eles importam, é muito significativo. Queremos um governo participativo, e vamos trabalhar para que essa parceria se fortaleça”, comentou a secretária da pasta, Danielle Martins.

A gestão do espaço consolidou a retomada das atividades do Centro Especializado de Atendimento à Mulher e conta com uma equipe preparada para atender mulheres vítimas de violência doméstica, onde desenvolverá ações para prevenir que a estatística violenta cresça no balneário. Profissionais das áreas da saúde, educação, assistência jurídica e segurança pública estão à disposição no local.

Patrulha Maria da Penha – A pandemia do Covid-19 deixou as mulheres mais expostas a casos de violência. Com isso, a Prefeitura apostou em medidas para combater esse tipo de crime. A Patrulha Maria da Penha já registra várias ocorrências diárias de violência contra a mulher no município.

O Prefeito Alexandre Martins realizou a entrega da viatura Patrulha Maria da Penha. A viatura Patrulha Maria da Penha, além de ser caracterizada, diariamente com três agentes de plantão, para oferecer proteção e segurança as mulheres, vítimas de qualquer tipo de violência, no município.

“É muito importante que Búzios tenha uma estrutura voltada para acolher mulheres vítimas de abusos, além dos nossos idosos, para melhorar a qualidade de vida. Queremos um ambiente agradável, onde as pessoas se sintam acolhidas e saibam que podem contar com a nossa gestão”, destacou o Prefeito, Alexandre Martins.

 

Esportes

Por conta das restrições impostas durante o feriado prolongado no Estado, as

Aulas de “Funcional” em locais públicos retornaram na última segunda-feira (05).

As aulas de Treinamento Funcional, são realizadas, toda segunda, quarta e sexta-feira, nos seguintes locais e horários:

  • Praia dos Ossos- 8h às 9h;
  • Praia de Geribá- 7h às 9:30h;
  • Praça do INEFI- 18h às 19h;
  • SEB- 17:30h às 18:30h;
  • José Gonçalves- 18h às 19h;

 

As inscrições, são realizadas nos locais das aulas. Os interessados devem levar atestado médico, para a prática esportiva.

A Secretaria de Lazer e do Esporte, em breve irá disponibilizar, mais modalidades esportivas para os moradores de Búzios.

Bolsa Atleta – Os atletas da cidade de Búzios são beneficiados com o “Bolsa Atleta”. O programa é um patrocínio individual de atletas de alto rendimento, sendo um meio de custear despesas como inscrições, transporte, alimentação e equipamentos esportivos. As bolsas são concedidas pelo prazo de 1 ano, configurando 12 meses de recebimento mensal, podendo a concessão ser renovada por igual período.

 

Conscientização Verde

Nesses 100 dias de governo, a Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo, fiscalizou 88 denúncias recebidas através do e-mail, e, extraoficiais de outras secretarias sobre construções na península. Das 88 denúncias, fiscalizadas pelos agentes da secretaria, 25 foram constatadas como obras irregulares, nos quais foram abertos processos contra os proprietários das mesmas, 57 foram multadas e 35 notificadas e embargadas.

Segundo Alexandre Martins, a cidade precisa de investimentos para gerar empregos, porém é necessário estar atento ao meio ambiente. “Nossa cidade tem uma identidade. As arquiteturas foram feitas em harmonia com a natureza, não podemos perder essa identidade. Os empreendimentos devem respeitar e preservar, mantendo uma perfeita harmonia entre ambas as partes”, afirmou o prefeito.

Os bairros que tiveram maiores números de autuações por obras irregulares foram Geribá e Manguinhos. Em relações ao número de denúncias recebidas pela secretaria, os bairros de Tucuns, seguido por Vila Caranga, foram os mais denunciados.

A Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo, recebeu neste período, 329 processos para legalizações de obras no município, desse total, foram liberados 246. A secretaria faz constantes ações para fiscalizações de obras irregulares em todo o município.

Para o setor de Pesca, a gestão atual também prevê avanços. O prefeito Alexandre Martins, recebeu, em seu gabinete, a visita dos representantes da Associação dos Moradores do Canto Esquerdo de Geribá (AMACANTO) e membros do Coletivo de Pescadores.

Na oportunidade, as autoridades discutiram uma parceria entre o poder público e as demais entidades, com a entrega das chaves da sede da AMACANTO ao Coletivo. Agora, o espaço localizado no canto esquerdo de Geribá, cedido pela Prefeitura também será utilizado pelos pescadores.

O chefe do Executivo afirmou estar à disposição e comentou a parceria. “Essa é a prova de que podemos trabalhar todos juntos e buscar maiores desenvolvimentos das atividades, independente da distinção entre elas. Me coloco à disposição para atender as reivindicações e reforço a importância do diálogo. É desse jeito que eu quero governar”, explicou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo