Geral

Ator completo, Marco Nanini celebra 73 anos

Quem comemora aniversário nesta segunda-feira (31) é o ator Marco Nanini. Para o público leigo, ele sempre será o tradicional Lineu do seriado “A Grande Família”, que durou mais de uma década. Para as pessoas um pouco mais curiosas, Marco Nanini sempre será um dos mais completos atores de nosso país.

Com passagens meteóricas pelos palcos, na TV e no cinema, o recifense acumula papéis bem diversos e com várias facetas, vivendo inclusive um enfermeiro gay e solitário em “Greta”, de 2019.

 

Vida e carreira

Nascido no Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco, em 31 de maio de 1948, Marco Antônio Barroso Nanini é filho de Maria Esmeralcy de Moraes Guerra com Dante Nanini — este filho de imigrantes italianos. Seu pai era gerente de hotéis e a família mudou-se quatro vezes de cidade durante sua infância. Aos dez anos, Marco Nanini fixou residência no Rio de Janeiro.

De acordo com o portal Memória Globo, Marco Nanini passou por uma formação artística formal no Conservatório Nacional de Teatro, hoje Escola de Teatro da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Dos anos 1960 aos anos 1990 – Trabalhou em um banco e um hotel antes entrar na carreira teatral, atuando profissionalmente pela primeira vez em uma peça infantil no ano de 1965. Antes de ganhar papéis de destaque na teledramaturgia, participou da novela “A Ponte dos Suspiros” da Rede Globo, em 1969, como um figurante que fazia parte de cenas que simulavam batalhas. A partir dos anos 70 fez filmes para o cinema e com o passar dos anos até o final da década 90 esteve envolvido na produção de novelas na Rede Bandeirantes, Rede Tupi e em sua maioria na Rede Globo, fazendo uma carreira de sucesso na televisão.

No ano de 1986 estreou a peça O Mistério de Irma Vap, montagem protagonizada junto com Ney Latorraca e reconhecida pelo Guinness Book como a peça que manteve o mesmo elenco por mais tempo, sendo 11 anos em cartaz.

Seriado A Grande Família – Em 2001, estreou na segunda versão do seriado A Grande Família e este programa permaneceu no ar até 2014 devido ao sucesso de público com o qual foi agraciado. No ano de 2007, foi lançado nos cinemas A Grande Família – O Filme e, nos três primeiros dias em cartaz, a película havia arrecadado R$ 2,5 milhões.

Retorno às telenovelas – Em 2016, após quinze anos, retornou às novelas na trama das 18 horas no papel dos gêmeos Professor Pancrácio Martino e do Doutor Pandolfo Martino. O ator já trabalhou em dezenas de peças, contracenando inclusive com a eterna Dercy Gonçalves e Marília Pêra. Em 2011, fez “Pterodátilos”, de Nicky Silver, com direção de Felipe Hirsch, que lhe rendeu o Prêmio Shell.

No mesmo ano, revelou ser homossexual. Vive em união estável com o produtor Fernando Libonati desde 1988. Apesar de não se considerar um militante e não gostar de falar da vida íntima, sentiu a necessidade de fazer alguma coisa diante da crescente onda de violência contra a comunidade LGBT+, uma verdadeira caça às bruxas, relatou à revista Época.

Nanini aceitou o desafio de protagonizar a minissérie O Bem-Amado, inspirado no seriado homônimo escrito por Dias Gomes e exibido na Globo entre 1980 e 1984. Nesta trama roteirizada por Claudio Paiva e Guel Arraes, Marco Nanini viveu o oportunista Odorico Paraguaçu, prefeito da fictícia cidade de Sucupira que, após se eleger com a promessa de construção de um cemitério municipal, recorre a métodos escusos para finalizar a obra. O problema é que não morre ninguém para inaugurar o cemitério e, assim, justificar os gastos.

A minissérie inicialmente foi exibida nos cinemas como um longa-metragem e, depois, foi reeditada por Guel Arraes para estrear na televisão com cenas extras.

Comemorando 50 anos de carreira, estreia a peça Ubu Rei em maio de 2017. Em 2018 atua na novela Deus Salve o Rei como Rei Augusto, um monarca do reino fictício de Artena. A sua participação esteve garantida até o capítulo de número 50, e ainda voltou nos momentos finais da história.

Já em 2019, ele volta após 23 anos fora dos folhetins do horário nobre da Rede Globo interpretando o personagem Eusébio na novela A Dona do Pedaço.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo