CidadesDestaque

Araruama reforça efetivo da Guarda com formatura de novos agentes

O município de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, passou a ter, na última terça-feira (27), o efetivo da Guarda Civil de Araruama reforçado após a formatura de 34 agentes oriundos do último concurso público realizado pela Prefeitura, em 2019. A solenidade de formação dos novos integrantes contou com transmissão on-line por meio do Facebook da Prefeitura e com a presença da prefeita Livia de Chiquinho.
“Quando fazemos um Concurso Público temos um levantamento, as metas que precisamos atingir e a necessidade que o município tem. Queremos guerreiras e guerreiros à frente da nossa Segurança Pública para que possamos ter uma Guarda cada vez mais evoluída, transformando a história a cada dia”, disse a prefeita.
Durante a solenidade, Livia ressaltou a valorização dos servidores da Guarda Civil em seu mandato. “Na história política de Araruama, o nosso governo foi o primeiro a conquistar o Plano de Cargos e Salários da Guarda. Nenhum outro governo proporcionou isso. De todos os anos, desde que a Guarda foi fundada, fomos o único governo que viabilizou o Plano de Cargos e Salários”, destacou Livia.
Também participaram a titular da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Flávia Corrêa, o Comandante da Guarda Civil, Bruno Carvalho Camuzi, a Subcomandante da Guarda Civil, Hilda Aparecida Batista Gonçalves, a Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Araruama por dois mandatos, de 2017 a 2021, Sueli de Souza Lima, e a Comissária de Polícia Civil, Dra. Yeda Portela, que será empossada Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Araruama na gestão 2021 a 2023.
“Agradeço a prefeita Livia pela confiança em mim depositada, pois ser a primeira mulher a ocupar a posição de secretária de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, me faz sentir um orgulho da minha história que construí na guarda com muito trabalho. Orgulho maior é estar aqui hoje cumprindo esta missão: formar a minha primeira turma. Foram três meses de muita dedicação de todos aqui presentes e de todos os seus familiares”, afirmou a secretária Flávia Corrêa.
Com a inclusão dos 34 servidores, o quadro de agentes do órgão contabiliza, agora, 250 agentes. A instituição tem 29 anos de existência e possui dez grupamentos (Administrativo; Ambiental; Guarda de Honra; Maria da Penha; Motocicletas; Operação com Cães; Operacional; Ronda Escolar; Tático Operacional e Trânsito).
Segundo a Prefeitura, a meta é alcançar 402 servidores concursados e devidamente preparados para atuarem com responsabilidade e competência na segurança pública municipal.
PROCESSO – Os 34 novos guardas civis municipais passaram por um amplo processo de capacitação, após conclusão das etapas de convocação e nomeação. A formação completa dos novos agentes durou 520 horas, atendendo aos pré-requisitos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com os respectivos instrutores:
Inspetor Correa – Coordenador do curso e Instrutor de ordem unida
Subinspetor Marcus – Preparador físico
Inspetor Mendes – Adestramento de Cães
GC Resende – Combate a incêndio
Inspetor C. Pereira, Inspetor Taveira e Inspetor Hélio – Instrutores de trânsito
GC Queiroz – ronda escolar e trânsito
GC Rejane e GC Barbosa – Lei Maria da Penha
Superintendente de Meio Ambiente Ana Paula Rodrigues de Souza – Geopolítica e meio ambiente
Dr. Márcio Barbosa de Oliveira – Direito
GC Márcio Lima – Defesa pessoal e instrumentação
Subinspetor Meireles e GC Almeida – Operação tática

A GUARDA
Criada em 29 de setembro de 1989, através da Lei nº 632/89, a Guarda Municipal de Araruama, teve sua primeira apresentação à sociedade araruamense se dado no dia 17 de março de 1992, sendo então instituído através do Decreto Lei nº 029 de 18 de março de 1992, o Regimento Interno da Guarda Municipal de Araruama, o qual passou a regular todo o funcionamento desta, servindo como uma verdadeira constituição para seus integrantes. A Guarda Municipal de Araruama inicialmente foi empenhada nos serviços de proteção dos prédios públicos e demais instalações, oferecendo um serviço de policiamento ostensivo constante nas praças e prédios públicos.
Ao longo dos anos a Guarda Municipal de Araruama, vem se firmando cada vez mais como o braço forte na segurança de nosso município, tendo hoje atuação direta em apoio aos demais setores da Prefeitura de Araruama, além de atuar conjuntamente com os outros órgãos de segurança e fiscalizadores.
Em 2014, a Guarda Municipal de Araruama teve sua denominação substituída para Guarda Civil de Araruama, através da Lei Complementar nº 087 de 18 de dezembro de 2014, respeitando a Lei Orgânica do Município e as demais legislações pertinentes, autorizada pelo Artigo 22, parágrafo único da Lei Federal 13.022 de 08 de agosto de 2014.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo