Turismo

Algarve: os encantos do paraíso das mais belas praias de Portugal

Uma das regiões mais charmosas de Portugal, Algarve é o destino certo para quem está a procura de descanso e belas paisagens. Localizada em uma área total de 5,412 km², é formada por 12 municípios que vão de praias lindas a típicas cidades de serra europeias, que encantam todos os turistas. Isso sem falar da deliciosa comida mediterrânea, que costuma agradar até o mais crítico dos paladares.

A costa do Algarve em Portugal é conhecida mundialmente por suas praias de falésias e grutas. Lá estão as mais fantásticas praias de Portugal e da Europa, além de vilarejos incríveis para conhecer. Para melhor explorar a costa do Algarve, o ideal é alugar um carro, assim fica bem mais fácil para conhecer as praias e você vai ter muito mais flexibilidade também. As possibilidades de roteiros e desvios são diversas, e tudo vai depender das suas preferências. Preparado para conhecer as mais belas paisagens e praias de Algarve?

 

História

Os primeiros ocupantes do Algarve foram comerciantes e intendentes do Estado que estabeleceram as suas colónias na costa. Bons exemplos são os Fenícios e os Cartagineses que viveram durante muito tempo apenas dos recursos da costa algarvia.

Mas existe um facto muito importante na história do Algarve: os cinco séculos de ocupação Árabe, visíveis na arquitectura da região (chaminés trabalhadas e azulejos, por exemplo) e no nome de muitas regiões algarvias começadas com ‘Al’.

O Algarve foi, em tempos, parte da província Romana da Lusitânia, passando mais tarde para a jurisdição dos Visigodos. A presença Romana deixou vestígios em Milreu, Faro, Boca do Rio e Vilamoura.

Em 711, Tarik ibn Zyad passou o Estreito de Gibraltar e derrotou o rei dos Visigodos. Em 712 Abd Al-Aziz Ben Mussa conquistou o “Gharb Al Andaluz”. Andaluz significava terra dos vândalos e Al-Gharb, o Oeste.

Após muitas batalhas, o Algarve foi reclamado pelos Cristãos. Desde 1249, e até à proclamação da República, os monarcas portugueses eram intitulados “Rei de Portugal e dos Algarves”.

Também importante na história do Algarve foi a Era das Descobertas e o terramoto de 1755. O Algarve tornou-se muito mais importante durante as descobertas, sendo usado como um dos principais portos de partida. Os algarvios foram parte determinante das aventuras marítimas e da ocupação do território africano. O terramoto de 1755, cujo epicentro se situou muito perto de Lagos, destruiu grande parte do Algarve. Os tremores de destruição sentiram-se em todo o lado e levaram à perda de muitos edifícios importantes. Mas nem isto parou os algarvios que, apesar de todas as adversidades, reconstruíram o Algarve e fizeram dele o que ele é hoje: uma maravilhosa estância de férias à beira-mar!

 

Cidades do Algarve

As cidades do Algarve têm suas diferenças, mas todas são lugares maravilhosos para se visitar. A seguir, vamos descrever o ponto alta de cada uma delas.

Albufeira – Albufeira é uma das cidades mais famosas do Algarve, principalmente para quem gosta de agito. Lá, você vai caminhar por uma cidade pequena, com curvas estreitas e encantadoras. Além disso, curtir muito as agitadas praias e a vibrante vida noturna do local.

Alcoutim – Estabelecida nas margens do rio Guadiana, Alcoutim é uma cidade para quem gosta de apreciar história, arquitetura e cultura – o ponto alto é a belíssima Igreja da Misericórdia. Além disso, você também irá conhecer pontos históricos como a Casa dos Condes de Alcoutim e a Ermida de Santo Antônio.

Aljezur – Como fica entre a serra e o mar, Aljezur tem influência de ambos os climas: friozinho da montanha e quente da maresia. Localizado no topo de uma montanha, o Castelo de Aljezur é um deleite para turistas, bem como as mais conhecidas praias de Algarve estão por ali.

Castro Marim – Mais uma cidade que mistura história e belíssimas praias, em Castro Marim você vai encontrar trilhas, a Praia Verde, um SPA Salino, e o famoso Castelo de Casto Marim.

Faro – Faro é uma das cidades mais importantes do Algarve e não é por menos. A região tem um legado cultural que vai desde sua colonização, o que deixa um patrimônio histórico incrível, de deixar todo turista de queixo caído.

Lagoa – Se para você tudo que importa é sol e mar, deve conhecer Lagoa. Na cidade está localizado o Carvoeiro, complexo de pequenas e belas praias. Além disso, em Lagoa, você também encontra o Parque Aquático Slide&Splash, um dos maiores de Portugal.

Lagos – Ponto de partida das caravelas que conquistaram o novo mundo, Lagos é uma cidade secular e cheia de cultura. Superagitada, é por lá que estão as mais famosas praias de Algarve, além dos melhores restaurantes.

Loulé – Bem próxima a Faro, esta pequena cidade tem ares de interior, apesar de ser bem populosa. É um deleite para turistas que admiram muita história e arquitetura tradicional: lá você vai encontrar museus, igrejas, um complexo, turístico e claro, como não poderia faltar, belas praias.

Monchique – Casinhas brancas, belos tapetes, cestas e uma culinária maravilhosa. Esse é o resumo de Monchique. A cidade tem uma boa infraestrutura e, por lá, você vai poder curtir um pouco mais da natureza, através de safáris, zoológicos e trilhas.

Olhão – Com uma arquitetura árabe, Olhão tem um dos principais portos pesqueiros de Portugal. Nesta cidade aconchegante você encontrará bons restaurantes e o Parque Natural da Ria Formosa que contempla enseadas e ilhas.

Portimão – Portimão é uma clássica cidade do Algarve. Conta com praias de areia fina e água morna, além de ter muitas atrações para quem gosta de cultura. Por lá, você vai encontrar o Museu de Portimão, uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais a cidade.

São Brás de Alportel – A simpática São Brás de Alportel fica no interior do Algarve e tem história em todos os seus cantos. Aprecie sem moderação as obras arquitetônicas da época romana, como a calçadinha de São Brás de Alportel e relaxe ao observar os campos de laranjeiras e vales.

Silves – Antiga capital e fortaleza dos povos árabes, Silves hoje é uma típica cidade portuguesa: pacata, com muitas atrações turísticas, históricas e boa comida. Você consegue visitar a cidade em um dia, e o melhor, a pé

Tavira – O turista que visita Tavira vai sentir como se estivesse voltando ao passado. Sua arquitetura foi totalmente preservada, e o clima temperado-mediterrâneo, dá um charme a mais para o lugar. Uma boa pedida é tomar um café nas margens do Rio Gilão.

Vila do Bispo – A Vila do Bispo é uma das cidades mais chiques de Algarve. Por lá, você pode curtir as atrações históricas como a Igreja da Vila Bispo, e a fortaleza de Graves, se deleitar nas praias, além de poder também jogar uma partida de golfe no Parque Floresta.

Vila Real de Santo Antônio – Na Vila Real de Santo Antônio, você vai encontrar, além de belas praias, um lugar com muita cultura e diversidade. Não deixe de visitar o Centro Cultural Antônio Aleixo e o Centro de Artes e Ofícios da Manta Rota.

 

As praias mais bonitas do Algarve

Um dos pontos fortes de Algarve são suas praias. Aqui vamos listar as que não podem faltar em seu roteiro de viagens.

Dona Ana – Dona Ana é a praia mais frequentada de Algarve, e não é por menos. Suas águas são fresquinhas e a areia é fofa e dourada. Falésias coloridas circundam a praia, fazendo do lugar um verdadeiro paraíso.

Ponta da Piedade – Uma típica praia mediterrânea, com águas cristalinas. Some a isso falésias que formam túneis, onde você pode conhecer através de passeio de barcos. Aproveite também a oportunidade para almoçar próximo ao farol e levar alguns souvenirs.

Praia da Falésia – A praia da Falésia tem uma infra estrutura perfeita para o turista: você pode alugar boias, caiaques e guardas-sóis, além de aproveitar para um jantar épico nos restaurantes ou tomar um refresco nos cafés que circundam a praia.

Praia da Rocha – Os esportistas de plantão precisam passar na Praia da Rocha: ela possui espaços para basquete, futebol, vôlei e exercícios aeróbicos. Além disso, você também vai se divertir em uma das noites mais animadas do Algarve.

Praia da Marinha – Esta praia é tão bela, que foi eleita uma das praias mais bonitas da Europa. Suas águas são cristalinas e calmas, a areia é dourada e fofa, o céu de cair o queixo.

Praia de Benagil – Eleita como uma das 100 melhores praias do mundo, a Praia de Benagil leva esta fama por, entre outros aspectos, a natureza nativa que circunda o lugar. A praia é calma e tranquila, própria para quem quer sombra e água fresca.

Ilha de Tavira – Não são só as prais maravilhosas que são famosas em Algarve. Lá você também irá encontrar maravilhosas ilhas, e a Ilha de Tavira é uma delas. A ilha contém quatro praias: Praia da Terra Estreira, Praia do Barril, Praia de Tavira e Praia do Homem Nu. Você chega a Tavira através de barcos que partem da cidade de Tavira.

Praia do Camilo – Um pedacinho do céu: essa é a melhor descrição da praia de Camilo. Pequena, mas nem por isso menos belas, a praia é lugar ideal para quem está procurando fugir do mundo agitado, por sua tranquilidade e singular beleza.

Praia da Arrifana – Com uma geografia que dá à praia um formato de concha, Arrifana é um local muito agradável para o turista. A praia é tranquila e limpa, e devido ao seu formato é protegida de grandes ventos ou ondas: o que torna o lugar seguro e bom para levar crianças.

Praia do Castelo – Falésias, água límpida, cercados por mata nativa. Assim que é a praia do Castelo. A praia tem águas mornas e calmas, além de boa infraestrutura como banheiros, estacionamento, restaurantes e até seguranças.

Praia da Coelha – Localizada em Albufeira, a pequena praia da Coelha tem ares de oásis. Não é por menos: cercada por falésias, as águas são cristalinas, esverdeadas e bem calmas além de serem muito limpas.

Praia do Peneco – Também conhecida como praia do Túnel, esta praia fica localizada no Centro de Albufeira. O local é bem agitado, com bares e restaurantes, e apesar de ser bem cheio, tem uma infraestrutura de primeira para receber turistas com estacionamento, socorristas e aluguel de guardas sol e quiosques.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo