Geral

“Agents of Fortune”, lançamento icônico da banda Blue Öyster Cult

Completando seu 45º aniversário em 2021, o “Agents of Fortune” é o quarto álbum de estúdio da banda Blue Öyster Cult, lançado em maio de 1976. O álbum chegou à 29º posição na tabela Billboard’s Pop Albums, enquanto que o single “(Don’t Fear) The Reaper” chegou à 12º posição na tabela Pop Singles, tornando-se no maior hit da banda. O álbum teve igualmente a maior crítica de sempre para a banda, sendo votado como um dos dez melhores álbum rock de 1976, pelo júri da revista Village Voice.

Tingido com um som mais comercial que preserva a base de heavy metal da banda, enquanto exploram novas e variadas formas musicais, “Agents Of Fortune” é um documento essencial da banda e um lançamento icônico do rock dos anos 70 em geral.

Blue Öyster Cult é uma banda estadunidense de rock, formada no final da década de 1960 e em atividade até hoje. Se formou na mesma época que bandas clássicas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, Grand Funk Railroad e Budgie. Mais do que apenas mais uma banda de heavy metal americana igual a tantas outras da década de 70, o Blue Oyster Cult destaca-se da maioria destas bandas por suas letras e temáticas baseadas em literatura de horror e ficção científica, inspirada por escritores como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King. As músicas giram em torno de monstros lendários, maldições, vampiros e ocultismo.

A banda foi formada em 1967 inicialmente sobre o nome Soft White Underbelly, por estudantes do Stony Brook College de Long Island. A formação original contava com Les Bronstein (vocal), Donald Roeser (guitarra), Alan Lanier (teclados), Andy Winters (baixo), Albert Bouchard (bateria). Curiosamente as composições e produção dos shows da banda desde o início eram responsabilidade de outras duas pessoas, Richard Meltzer e Sandy Pearlman (crítico de rock responsável por cunhar o termo heavy metal, produtor também do The Clash e Dictators). A banda mudou de nome para Oaxaca quando o vocalista foi substituído por Eric Bloom. Durante estes dois primeiros anos tiveram seus álbuns recusados pelas gravadoras e lançaram apenas um single sobre o nome Stalk Forrest Group.

Após assinarem com a gravadora Columbia mudaram o nome para Blue Oyster Cult. O nome “Blue Oyster Cult” veio de um poema de 1960 escrito pelo produtor Sandy Pearlman. Era parte de sua “Imaginos poesia”, mais tarde lançaram o álbum com o mesmo nome Imaginos 1988.

O álbum de estreia da banda, homônimo, lançado em 1972, não impressionou crítica nem público, resultado repetido pelos dois lançamentos que se seguiram. Apenas com Secret Treaties (1974) subiram às paradas. O primeiro grande hit viria apenas em 1976 com a música “(Don’t Fear) The Reapper” do álbum “Agents of Fortune” que foi incluído na trilha sonora do clássico cult movie “Halloween”. O maior hit da banda viria em 1981, “Burning for You”, do álbum “Fire of Unknow Origin”.

O Blue Oyster Cult conseguiu reconhecimento e credibilidade estranhos às bandas americanas da época, quando todos os grandes expoentes do rock pesado vinham da Europa. Os fãs, embora fossem poucos se comparados aos de grandes sucessos populares da época, eram extremamente fiéis.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo