Silva Jardim celebra 178 anos de emancipação política

0
696

O município de Silva Jardim, completa na próxima quarta-feira (8), 178 anos de emancipação política. A cidade era uma importante vila, pertencente ao município de Cabo Frio, que era chamada de Capivari. Após sua independência política, o município foi nomeado Silva Jardim, em homenagem ao seu Patrono Antônio da Silva Jardim, que era também escritor e advogado, nascido na vila de Capivari.

A tradicional comemoração do aniversário da cidade, será realizada do dia 3 a 12 de maio, e contará com apresentações locais, shows, torneios, caminhadas, trilhas e muitos mais.

Todas as secretarias estão empenhadas na programação da festa. A prefeita Cilene, fez questão de que a cidade fosse envolvida com atividades culturais, esportivas e educacionais, incluindo oficinas, saraus, provas esportivas, campanhas na área da saúde e muito mais neste período, ela destaca que “apesar do momento delicado que atravessamos, não poderíamos deixar esta data passar em branco, afinal, estamos inaugurando um novo tempo. Estes 178 anos de emancipação político e administrativa, chega nos trazendo maturidade e serenidade para enfrentarmos os problemas. O nosso governo está unido no propósito de encontrar soluções e melhorar a qualidade de vida da nossa população.”

A prefeita Cilene falou da importância da festa para o desenvolvimento da economia de Silva Jardim. “Entendo que a realização de eventos na cidade fomentam a economia, pois os moradores gastam na cidade, atraímos turistas e geramos emprego e renda, além de ofertar para população uma opção de lazer acessível. A realização da etapa estadual de Rally foi um exemplo, pois só este evento movimentou aproximadamente R$ 90 mil na cidade em três dias, mostrando que estamos no caminho certo de fomento da economia de Silva Jardim. Nossa arrecadação com royalties do petróleo tem caído, em média, R$ 100 mil por mês e precisamos encontrar alternativas para recompor estas receitas, e o turismo é facilita esta recomposição. Por mais que venha dinheiro do governo federal para investimento em saúde e educação, sempre complementamos estas receitas com recursos próprios, e precisamos aumentar nossas receitas, e realização de eventos é importante para isso”, disse a prefeita.

O secretário de Turismo, Felipe Rocha, falou um pouco sobre as atrações. “Teremos atrações para todas as idades e gostos, desde apresentações musicais, dança, desfile escolar, show evangélico no dia 7 e popular no dia 8 de maio, feiras e competições esportivas como trilhão, caminhada, passeio ciclístico e palestras educacionais. Todo o governo estará envolvido na realização dos festejos de aniversário de Silva Jardim”, concluiu o secretário.

A cidade

Localizado a 35 metros acima do nível do mar, o município das Baixadas Litorâneas do Rio faz divisa com Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Araruama. Ocupa uma área de 938,336 km².

Dentre as localidades mais importantes inscritas no território municipal (todas próximas à Serra do Mar), estão Quartéis ou Aldeia Velha, Bananeiras e Gaviões.

Vale destacar que uma parte do seu território encontra-se protegido pela Reserva Biológica Poço das Antas, reserva biológica federal destinada ao projeto de preservação da Mata Atlântica e do mico-leão-dourado, que fica a beira da BR 101.

Outro local de interesse ecológico é a Lagoa de Juturnaíba, situada no rio São João, e represada para prover o abastecimento de água em Cabo Frio e outras cidades da Região dos Lagos fluminense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here