Operação ‘Tio Oculto’ mira esquema de lavagem de dinheiro

0
141

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de terça-feira (26), uma operação que mira empresas do ramo alimentício constituídas para lavar dinheiro do tráfico internacional de drogas. Agentes estiveram nas ruas, no Rio e no Paraná. Duas pessoas foram presas em Jacarepaguá e na Barra da Tijuca, bairros da Zona Oeste do Rio. Um dos presos, segundo a PF, é um traficante internacional com longo histórico. Carlos Renê Mata Vela, conhecido como Tio, tem 64 anos, é de El Salvador e já foi preso nos Estados Unidos, na Argentina e no Brasil.

Tio é apontado como o chefe da operação criminosa e estava em seu apartamento, na Barra, quando foi capturado. Ele foi expulso do Brasil em 2005 e retornou ao país após conseguir revogar o decreto de expulsão, uma vez que tem um filho é brasileiro.

A esposa de Tio, Maria Selma Novais, também foi presa, numa mansão na Taquara, em Jacarepaguá. De acordo com as investigações, o traficante usava o nome dela para abrir os negócios, entre lanchonetes em shoppings do Rio, sempre usando o dinheiro do tráfico internacional de drogas.

Os presos — que responderão por lavagem de dinheiro — foram levados para a Surperintendência da PF, na Zona Portuária do Rio. Além dois dois mandados de prisão preventiva, outros sete de busca e apreensão sendo cumpridos.

A ação — batizada de Operação Tio Oculto, pois o nome de Carlos nunca era citado por seus cúmplices — é resultado de uma investigação que identificou que a organização criminosa é responsável, também, por abrir empresas no Paraguai.

Entrada ilegal nos EUA

Em março de 2005, Carlos Renê foi preso acusado de integrar uma quadrilha internacional que cobrava R$ 8 mil para levar imigrantes clandestinos aos Estados Unidos. Ele e outras sete pessoas foram localizadas na mesma mansão na Taquara onde Maria Selma foi presa. Na ocasião, Carlos foi apontado como chefe do bando.

A polícia encontrou na mansão mais de 50 passaportes falsos. Entre os presos estavam um brasileiro e dois chineses que embarcariam para Miami.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here