Casimiro investe em segurança e lança centrais de monitoramento

0
49

A prefeitura de Casimiro de Abreu lançou, na última sexta-feira (22), o Programa Cidade Mais Segura, com 16 câmeras e duas centrais de videomonitoramento, uma em Casimiro outra em Barra de São João, que recebem imagens em tempo real de todos os distritos.

De acordo com o governo municipal, a expectativa é de que o sistema de segurança auxilie o trabalho já desenvolvido através do convênio Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que permite ao município contratar policiais militares que estejam de folga de suas escalas com o Estado.

Assinado por meio da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, com a Polícia Militar (PM), em novembro passado, o convênio é apontado pela prefeitura como responsável pelo aumento do policiamento na cidade em apoio ao trabalho da Guarda Municipal (GM).

“A segurança pública está entre nossas prioridades. Com as centrais de monitoramento funcionando, teremos mais reforço na segurança, estaremos acompanhando em tempo real importantes pontos de circulação no município. Foi um investimento na segurança de 890 mil reais por ano. Instalamos 16 câmeras, de longo alcance, que giram em 360º, em todos os distritos. A proposta nossa é ampliar esse número, aumentando a cobertura”, explicou o Prefeito Paulo Dames (PSB).

Em Casimiro de Abreu, a central de videomonitoramento fica localizada na sede da GM, enquanto em Barra de São João, foi instalada na subsede da GM, e segundo o governo municipal, as duas salas já recebem as imagens de onde é possível aproximar as imagens e visualizar objetos a longa distância com detalhes.

“Com o monitoramento, os guardas municipais de plantão vão auxiliar de forma mais efetiva no trabalho de segurança, fiscalizar o patrimônio municipal, o ordenamento da cidade, o trânsito, bem como nortear o serviço de ronda”, acrescenta a prefeitura.

A prefeitura revelou ainda que Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil disponibilizou rádios de comunicação que vão facilitar o trabalho em parceria com a PM sobre eventuais atitudes suspeitas captadas pelas câmeras ou situações que venham fugir da normalidade.

“Desde o início da instalação do sistema, em janeiro, ainda na fase de testes, as Centrais de Monitoramento têm auxiliado na segurança, contribuindo para redução de 37% de pequenos crimes, se compararmos o mesmo período no ano passado”, ressaltou o Secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Sérgio Moizinho.

O governo municipal concluiu ressaltando que durante a instalação das câmeras em Casimiro, em janeiro, os equipamentos foram o ponto de partida para prender 3 homens em atitude suspeita de envolvimento com tráfico de drogas na Praça Darcy Azeredo, mais conhecida como Praça do Skate, no bairro Santa Ely, na sede do município.

Diversas autoridades da área de segurança participaram do lançamento do programa, entre elas o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Geraldo Carvalho; o tenente-coronel Fábio Correa, do 32º Batalhão da Polícia Militar (32º BPM); o comandante do Departamento de Polícia Organizada (DPO) de Casimiro de Abreu, tenente Alan Rodrigues Ramos; o delegado da 121ª Delegacia de Polícia Civil (121ª DP), Ivanilson Sardinha; o inspetor da Polícia Civil, Adriano Marins; o comandante do Destacamento de Bombeiro Militar de Casimiro de Abreu, major Daniel Chaves; o subcomandante da GM de Itaboraí, Aroldo Márcio Santana; além do vereador Alex Neves (PSB); e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Casimiro de Abreu (ACINCA), Jardel Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here