Silva Jardim debate participação ativa do COMTUR e novas diretrizes turísticas e culturais

0
44

A gestão municipal de Silva Jardim, RJ, teve uma importante reunião na última semana para debater novas ações no seguimento do Turismo.  O encontro, que aconteceu no auditório da secretaria de Turismo, contou com a presença do Conselho Municipal de Turismo de Silva Jardim (COMTUR).

Na oportunidade foram discutidas ações para o desenvolvimento turístico da cidade como uma participação mais ativa do órgão visando o envolvimento e comprometimento dos setores socioeconômicos do município. Também entrou em debate uma revisão da Lei do Conselho, além da mudança do código de postura obedecendo as características de cada setor, alteração da nomenclatura da secretaria e a realização de ações que promovam o desenvolvimento do turismo em Silva Jardim.

O presidente do COMTUR e secretário de turismo, Felipe Rocha, falou do saldo da primeira reunião do COMTUR. “Esta primeira reunião foi muito importante para que pudéssemos discutir com os atores do setor turístico de Silva Jardim à nossa nova metodologia de desenvolvimento do turismo local. Estamos com projetos bem delineados de curto, médio e longo prazo que fomentarão todas as ações turísticas da cidade. Discutimos a consolidação de parcerias com um conselho mais ativo e participativo, estudaremos uma proposta de revisão da Lei do Conselho e a revitalização dos equipamentos turísticos. Outro aspecto que discutimos foi a alteração na nomenclatura da Secretaria de Turismo, que passará a ser Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que terá como finalidade a promoção, planejamento e fomento de atividades e valorização do patrimônio cultural.” Disse.

Outros aspectos discutidos no encontro foram algumas ações de fomento turístico e cultural como o Circuito: Centro Histórico Cultural – Um passeio pela história de Silva Jardim, fomento do turismo rural e ao agroturismo com visitação as RPPN’s, Reserva Mico Leão Dourado, fomento do turismo de aventura como rally, canoagem, bike, trekking, corrida de montanha, entre outros. Além de realização de projetos como formação continuada (palestras, cursos, workshops e outros), sinalização Turística tendo como objetivo melhorar a mobilidade e o deslocamento de pessoas externa e internamente garantindo a eficiência e a segurança dos usuários.

Participaram da reunião, além do presidente do COMTUR, a senhora Vaiga da Fonseca Rodrigues (representante de Guia de Turismo), Ângela Falcão Carvalho (representante de Hotéis e Pousada), Mário Francisco Rege (representante da Associação de Moradores de Boqueirão), Paola Soares (representante de Agência de Turismo), Ana Beatriz Cordeiro (representante do Movimento Silva Jardim Sustentável), Guilherme Moura de Abreu (representante da Secretaria de Meio Ambiente) e Ayrton Violento (representante da RPPN – Fazenda dos Cordeiros).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here