Angra toma precauções contra chuvas

0
8

Com objetivo de reduzir os riscos em caso de temporal, o Prefeito de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, Fernando Jordão, se reuniu na quarta-feira (13) com a Defesa Civil do município. Segundo o prefeito, a reunião, que aconteceu na sede da Defesa Civil, definiu uma logística de trabalho dos agentes.

No encontro também foi apresentado à previsão do tempo para os próximos dias. O prefeito ressaltou que eles têm que trabalhar com o pior cenário possível, mas que “não significa que o cenário é esse no momento e nem nas próximas horas”.

A Defesa Civil de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, registrou que há risco de deslizamento por causa do solo encharcado e emitiu um alarme de evacuação, por mensagem de texto, para o Morro da Boa Vista, no Parque Mambucaba, devido ao alto índice pluviométrico no local. Um ponto de apoio foi aberto na Escola Municipal Frei Bernardo. Na madrugada de quarta não teve registro de alto índice de volume de chuva.

Na quarta, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria Executiva de Serviço Público, foram as ruas para realizar a revisão de toda a rede de drenagem de águas pluviais, principalmente dos pontos de alagamento.

“Estamos desde cedo trabalhando nisso e eu, pessoalmente, a mando do prefeito, estou conferindo alguns pontos da cidade, fazendo ações de prevenção. Afinal, o bom ditado diz que é melhor prevenir do que remediar”, destacou o secretário executivo de Serviço Público.

Entre os serviços que foram feitos, estão à escora da parede do canal do Parque das Palmeiras, utilizando para isso pedaços de trilhos. Os funcionários trabalharam ainda na desobstrução das saídas dos rios e canais, com retroescavadeiras; limpeza de ralos; limpeza manual de valas e utilizam caminhões para desobstruções de valas.

Para receber os alertas da Defesa Civil no telefone é simples. Basta enviar um SMS para o número 40199 e informar na mensagem de texto o CEP de sua residência. Em caso de emergência, a população deve ligar para o telefone 199.

Estado em alerta

O governo do Estado ficou em alerta por causa da previsão de fortes chuvas até esta quinta-feira (13). A precipitação é de 70 milímetros de chuva, podendo chegar a 100 mm em 24 horas. A Marinha do Brasil emitiu uma nota alertando sobre a passagem da frente fria, que pode provocar ventos fortes de até 60 km/h. Os ventos podem gerar ondas de até 3 metros de altura no mar de Angra.

A chegada de uma frente fria registrou chuva forte na madrugada de quarta-feira (12) em Vassouras. Segundo a Defesa Civil, algumas ruas ficaram alagadas e a água invadiu casas no município. Não houve registro de desalojados ou desabrigados porque os próprios moradores realizaram as limpezas das residências. Choveu entre 20 e 30 mm.

O maior volume de chuva da região foi registrado em Paraty na Costa Verde. Nas últimas 12 horas choveu 119 mm. O maior registro foi na Vila Oratória, próximo a Trindade. A média do Centro foi de 80 mm. Algumas ruas do bairro Patitiba ficaram alagadas, mas nenhum registro de ocorrência foi feito. Até a publicação desta reportagem, a situação estava normal no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here