Holambra, a encantadora Cidade das Flores

0
39

Holambra é uma das mais charmosas cidades do interior de São Paulo. Localizada na região metropolitana de Campinas, a 134 km da capital paulista, Holambra tem o título de Cidade das Flores, por estar entre os maiores produtoras no Brasil.

Sua história começa na década de 1940, com a chegada das primeiras famílias holandesas após a grande devastação causada pela 2ª Guerra Mundial. A primeira tentativa de se inserir na economia local foi com a criação de gado, em especial a raça holandesa, que não se adaptou ao novo clima e terreno. Desde então, a Organização dos Lavradores e Horticultores Católicos da Holanda (KNBTB) organizou o processo de desenvolvimento da cidade – que, naquela época, não passava de uma grande fazenda.

Hoje Holambra é um dos destinos mais procurados pelos amantes de flores ou por aqueles que buscam descanso e tranquilidade sem se afastar muito da capital paulista. Holambra, que surgiu da junção das palavras Holanda (HOL), América (AM) e Brasil (BRA), organiza anualmente a Expoflora, a maior feira de flores da América Latina, que acontece sempre durante o mês de setembro.

O evento comercial dá boas vindas a Primavera em alto estilo, propagando flores e arranjos por todos os cantos, itens de paisagismo, jardinagem e decoração de mais de 300 produtores que ficam expostos. Além disso, é a chance para provar comida holandesa. O importante é se atentar a data do evento e comprar o ingresso com antecedência, já que o valor na bilheteria é mais alto. O final do festival é celebrado com uma chuva de pétalas em cima do público.

Além da feira, dê um passeio pelo centro, passe no Museu Histórico e Cultural e no Moinho Povos Unidos, um dos símbolos da cidade. A obra de 38,5 metros foi construída pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que já fez 400 destes ao redor do mundo.

As crianças podem gostar de conhecer o Sítio Estrela do Leste Arurá, que mantém um projeto de conservação e preservação do jacaré do papo amarelo. Eles ensinam e colocam as pessoas em contato com filhotes, assim como outros animais silvestres. Para passeios a cavalo ou de charrete, procure pelo Em Busca do Galope.

Já os adultos podem se divertir e aprender sobre destilação artesanal no Rancho da Cachaça, que também tem um restaurante de comida caseira e entrada gratuita.

A relação de Holambra com as flores sempre foi muito intensa. Os produtores da região desenvolveram técnicas especiais de plantio e cultivo, como produção em estufas trazidas da Holanda, garantindo níveis de qualidades altíssimos.

Andar pelas tranquilas ruas de Holambra é como estar fora do Brasil por alguns instantes. A arquitetura típica holandesa, os restaurantes com a gastronomia típica daquele país e as lojas que comercializam produtos tradicionais criam uma atmosfera única e muito acolhedora.

A cidade oferece uma estrutura turística com inúmeras opções de lazer, passeios, compras e hospedagem. Os destaques são o maior moinho de vento da América Latina (que funciona de verdade), as estufas de plantações de flores, o Museu Histórico Cultural, a cachaça produzida artesanalmente e, em especial, a tradicional Confeitaria Zoet en Zout – essa é parada obrigatória.

Deck do Amor

Inspirado na tradição parisiense, Holambra acaba de inaugurar o Deck do amor, situado entre a Alameda Maurício de Nassau e o Lago Vitória Régia. De acordo com a lenda, ficarão para sempre juntos os amantes que escrevem os seus nomes num cadeado e o prendem ao deck atirando a chave no lago.

Lago Vitória Régia

Refúgio dos apaixonados, o Lago Vitória Régia tem a cenografia perfeita para um pique-nique romântico ao lado do lago.

Lago do Holandês

O Lago do Holandês, antes conhecido como Mini-Praia, foi construído pelos holandeses para fins de recreação. Era o grande ponto de encontro dos jovens nos finais de semana!

Noeland

De 23 de novembro a 23 de dezembro a cidade paulista de Holambra vai se transformar na terra do Papai Noel. Depois do sucesso da primeira edição, quando recebeu cerca de 60 mil visitantes, a Noeland retorna ainda maior e com mais novidades.

Com um cenário fantástico de sonhos, luzes e encantamento, atrações diversas e um elenco de personagens e atores do evento, a Noeland foi criada para despertar emoções e promover muita alegria na celebração desta época tão especial para as famílias.

Logo na entrada, na passarela de acesso ao Parque da Expoflora, dezenas de árvores iluminadas com LED e refletores anunciam que, a partir dali, os momentos serão de sonho, magia e fantasia.

Com uma lista enorme de atividades, os visitantes poderão escolher entre patinar no gelo, brincar e também assistir a espetáculos musicais (entre eles “Noeland: O Musical”, às 15h e às 20h e “Illumination”, com o acendimento cadenciado das luzes às 19h45 e às 22h45) e às Paradas de Natal diárias (às 16h e às 21h) com carros alegóricos decorados e iluminados, com bonecos mecatrônicos, personagens e dançarinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here