Itatiaia comemora 29 anos

0
211

No sul do Rio, Itatiaia completa 29 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (1º de junho). A festa conta com o tradicional desfile cívico e também programação esportiva.

A prefeitura informou através de nota, que devido a ‘Paralisação dos Caminhoneiros’, e reflexos da greve por todo país, a ExpoItatiaia 2018 foi cancelada. A comemoração seria realizada entre os dias 30/05 a 03/06 pelo aniversário da cidade. No entanto, a administração destacou que o cancelamento não gerou dano ao cofre público e que as comemorações cívicas estão mantidas.

Cerimônias

A comemoração do aniversário da cidade também contará com a cerimônia de hasteamento da bandeira, no dia 1º de junho, às 8h, no Paço Municipal (Praça Mariana Rocha Leão). Logo em seguida será realizada uma missa em homenagem aos 29 anos da cidade. A celebração acontece na Matriz de São José, no Centro.

Programação Esportiva

Em comemoração ao aniversário da cidade, durante todo o mês de maio, a Secretaria de Esporte e Lazer contou com uma programação esportiva especial que reuniu competições de futebol, atletismo e apresentação de zumba. Além da corrida ‘Run Menino de Ouro’ que aconteceu no último domingo (27) envolvendo mais de 500 atletas de Itatiaia e da região.

Dentro da programação de aniversário, no domingo (03) será realizada a grande final do Campeonato de Bairros. A partida decisiva está marcada para 10h, no Estádio Municipal Antonio Corrêa, no Centro.

Encante-se com Itatiaia

Lar do primeiro parque nacional brasileiro, Itatiaia, localizada no Sul do Rio de Janeiro, tem o ecoturismo em seu DNA. O nome da cidade de Itatiaia, de origem tupi, significa pedra cheia de pontas. E basta observar seus arredores para perceber que os índios acertaram em cheio na hora de batizar a privilegiada região. Emoldurado pelo Parque Nacional do Itatiaia, o município é a principal porta de entrada para a reserva, a mais antiga do país, criada em 1937 e famosa por suas imensas formações rochosas.

Nos 300 mil metros quadrados da área de preservação, que se espalha ainda por parte do estado de Minas Gerais, estão trilhas, belas cachoeiras, fauna e flora diversificadas e picos que atraem alpinistas do Brasil e do exterior, como o Agulhas Negras, a 2.800 metros de altitude e mais alto da Serra da Mantiqueira.

Democrático, o parque oferece atividades para visitantes dos mais variados níveis de preparo físico e que invadem a região especialmente nos meses de inverno, quando as temperaturas negativas são comuns nas madrugadas.

Na parte baixa da reserva ficam os mirantes – o do Último Adeus é um dos mais procurados – e as quedas d´água como Véu de Noiva, Itaporani e Maromba, indicadas para banhos e acessíveis por trilhas que exigem pouco esforço.

Já na área dos campos de altitude, a escalada é a atividade clássica. São 160 vias para praticantes amadores e profissionais e, independente do grau de experiência do turista, contratar um guia é obrigatório – eles conhecem como ninguém o seguro caminho das pedras que levam a Agulhas Negras, Três Picos e Prateleiras.

Penedo e Visconde de Mauá

Penedo é um distrito e Parque Ecológico do município de Itatiaia. É a principal colônia finlandesa do Brasil fora da Região Sul. Lá encontramos a casa oficial do Papai Noel, construída em troncos, como as primitivas casas do interior da Finlândia.

Penedo é um vilarejo indiscutivelmente lindo. Bem estruturado no comércio, sua principal característica é viver do artesanato e do turismo, possuindo muitos restaurantes, bares e churrascarias.

As hospedagens e os chocolates dão a Penedo um clima romântico. Muitos turistas aproveitam o momento e fazem suas compras nas lojas de artesanato e souvenires, no Shopping do Papai-Noel e em torno da Praça Finlândia.

Chocolates, geléias, chutneys e sorvetes artesanais finlandeses enchem os olhos dos visitantes, que encontram as delícias nas ruas centrais. Nos shoppings, as lojas de artesanato oferecem tapeçarias, velas e cerâmicas.

Lá dentro, onde temos acesso à Casa do Papai Noel, o comércio local esbanja criatividade, beleza e limpeza, digno de sonhos de crianças.

Fora de lá, são inúmeras as atrações e cachoeiras que podemos visitar, pois o local é extremamente rico em belezas naturais.

As cachoeiras são as atrações principais para quem quer aproveitar o dia, mas você pode praticar um pouco de trekking, cavalgar, andar de quadriciclo ou simplesmente, “sentir o lugar”.

Paisagens deslumbrantes são vistas e apreciadas para quem resolve subir a serra na direção de Visconde de Mauá e arredores, como em Maringá na parte do RJ e Maringá na parte de MG, bastando para isso atravessar uma pequena ponte a pé.

Um pouco acima, seguindo o mesmo caminho, encontramos águas cristalinas nas Três Cachoeiras, Três Bacias e Cachoeira de Deus.

Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, com partes da sua zona urbana estendendo-se também ao território do município de Itatiaia e Bocaina de Minas no Estado de Minas Gerais.

De forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. A região como um todo, compreende parte dos municípios de Resende e Itatiaia, no Estado do Rio, e Bocaina de Minas, em Minas Gerais. As vilas ficam, em média, a 40 quilômetros das sedes desses municípios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here